Rio de Janeiro, 26 de Outubro de 2021

Confira 5 dicas na hora de pedir um empréstimo

Anda querendo fazer um empréstimo online?

Pois saiba que essa pode ser uma opção bem cômoda e barata.

Só que obter um empréstimo merece cuidado. Afinal, o meio online tem vários riscos, e você pode acabar tendo problemas se não escolher uma empresa séria.

Além disso, o empréstimo virtual é um dinheiro fácil.

Então, é essencial ter cuidado com o orçamento, para evitar obter dinheiro e ter problemas depois. Continue lendo para saber mais.

Empréstimo: o que você precisa saber antes de solicitar

Antes de solicitar um empréstimo, vale a pena tomar alguns cuidados simples. São dicas que vão ajudar você a obter o melhor crédito.

Mas antes, vale o alerta: evite tomar empréstimos por impulso. Isso costuma facilitar cair em golpes e também escolher empréstimos com condições ruins. É essencial sempre avaliar com cuidado o empréstimo que será tomado.

Dito isso, é hora de apresentar as dicas que separamos para a hora de pedir um empréstimo. Acompanhe.

1. Tenha certeza que está dentro do seu planejamento

Na hora de fazer um empréstimo, você precisa começar entendendo suas finanças. Isso porque, o empréstimo será uma dívida, que você deverá pagar todos os meses. Deixar as parcelas em aberto vai acumular juros, deixar a dívida maior e trazer problemas.

Então, faça uma boa análise do seu orçamento. Entenda qual sua renda, quais seus gastos fixos, e quais despesas você pode cortar.

A partir daí, você saberá quanto pode dispor todo mês para pagar o empréstimo. Então, vai poder obter o crédito que caiba nesse planejamento.

2. Saiba o que irá pagar além do empréstimo em si

Outra dica importante na hora de obter um empréstimo é ter atenção às taxas do crédito. Veja bem: você não vai pagar apenas o valor que pegou emprestado. Além delas, existem vários valores associados, com os quais você vai remunerar o banco.

Por isso, é essencial avaliar não só os juros do empréstimo. Pode ser que, mesmo que você escolha o crédito com juros mais baixos, ele seja bem caro por causa de outras taxas.

Então, sempre considere o CET do empréstimo. Ou seja, o Custo Efetivo Total da transação. Assim, você poderá comparar melhor as opções de crédito, escolhendo aquela que seja realmente a melhor para o seu bolso.

3. Saiba exatamente para o que será o empréstimo

Obter um empréstimo sem um objetivo específico é uma péssima ideia. O empréstimo será uma dívida, e sem uma meta a cumprir, essa dívida terá sido desnecessária.

Sem contar que, sem um objetivo definido, você pode acabar gastando o dinheiro com “besteiras”. Então, quando tiver que pagar outras coisas, vai precisar de um novo empréstimo e acumular as dívidas.

Por isso, antes até de pesquisar pelo crédito, saiba para o que você vai destinar o dinheiro. Isso vai facilitar seu controle financeiro e evitar despesas desnecessárias.

4. Compare as taxas e opções disponíveis

Como dissemos antes, um empréstimo vem associado a várias taxas. Então, na hora de solicitar o crédito, é essencial comparar esses valores entre os créditos disponíveis.

Você deverá considerar a taxa de juros, mas principalmente o CET do empréstimo. Assim, vai ter mais segurança de escolher um empréstimo com boas tarifas.

Outra coisa importante é comparar as opções de empréstimo segundo suas condições. Como o número de parcelas, forma de pagamento e também a empresa responsável.

É essencial ter confiança na empresa que está oferecendo o crédito. Por isso, pesquise bem sobre ela.

5. Cuidado com golpes

Os golpes com empréstimos são mais comuns do que você imagina. Então, muito cuidado na hora de solicitar um crédito, principalmente online!

Um cuidado válido é sempre pesquisar pela empresa credora antes de obter o empréstimo. Assim, você terá a certeza de que o banco ou financeira é confiável.

Além disso, não faça pagamentos antecipados pelo empréstimo. Você só deve começar a quitar o crédito após receber o dinheiro em conta.

Para evitar problemas, você também pode usar simuladores confiáveis de empréstimo. Dessa forma, vai conseguir visualizar com facilidade opções vantajosas e seguras de crédito.

Quando vale a pena pedir empréstimo

Um empréstimo pode ser bem útil em determinadas situações. Por exemplo, em momentos de emergência médica ou de problemas no carro. Se você não tiver dinheiro guardado, pode obter o crédito para pagar as despesas.

Outra situação em que pode ser vantajoso contar com o crédito é para pagar dívidas em aberto. Especialmente dívidas com altas taxas de juros. Para se ter uma ideia, 53% dos brasileiros pedem empréstimo para pagar dívidas.

Se os juros do empréstimo são mais baixos do que os da dívida, você pode “trocar um débito por outro”. Ou seja, com o crédito vai pagar os débitos em aberto, unificando as dívidas. Então, depois, terá uma única dívida para quitar: o empréstimo.

Essa modalidade de crédito ainda é uma opção para fazer a compra de bens. Como de um carro, uma moto, móveis ou outros que você desejar. Pode ser uma opção melhor do que pagar com cartão de crédito. Por exemplo, quando há um alto desconto no pagamento à vista.

Onde comparar as melhores taxas

Para obter um empréstimo, vale sempre a pena usar um simulador de empréstimo, como o do Juros Baixos.

Um simulador facilita visualizar várias ofertas de crédito ao mesmo tempo. Então, fica mais simples encontrar o empréstimo com condições mais atrativas ao seu bolso.

Inclusive, com um simulador de empréstimo, é possível estimar vários valores para pegar emprestado. Então, você poderá visualizar as taxas de juros para cada um, e entender qual crédito é o ideal para obter.

Conclusão

Obter um empréstimo pode ser bem simples e útil, principalmente em momentos de aperto financeiro.

Só que também precisa ser algo bem avaliado. Não tome um empréstimo por impulso, mesmo em momentos de necessidade.

Esse crédito será uma dívida, e é importante que você consiga arcar com os valores. Do contrário, o débito pode acumular juros e se tornar uma grande dor de cabeça.

Mas com os devidos cuidados, um empréstimo pode ser uma ótima solução. Basta seguir as dicas que listamos para usar na hora de pedir um empréstimo.

 

Meta-descrição: Para pedir um empréstimo, você precisa ter cuidado com golpes, ter atenção a taxas e mais. Veja os segredos para fazer um bom negócio na hora de solicitar crédito!

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Redação

Fonte:Juros Baixos