Rio de Janeiro, 29 de Março de 2024

Usando empréstimo para realizar sonhos

Sonhar é uma das maiores alegrias da vida. E após definirmos alguns detalhes desse objetivo nos deparamos com a questão financeira, afinal, quase tudo que vivemos envolve dinheiro.

Se você chegou no momento de buscar alternativas financeiras para concretizar um sonho e chegou a cogitar um empréstimo, nesse artigo você poderá saber mais antes de qualquer decisão.

Sonhos e finanças: empréstimo vale a pena?

Alguns dizem que dinheiro não traz felicidade, outros, contudo, nos mostram que ele pode nos proporcionar momentos de alegria e boas experiências.
Sendo, um ou outro que esteja com a razão, uma coisa é certa, o dinheiro é um facilitador de vidas, por ele está associado a diversos momentos de nossas vidas.

Na maioria dos casos, o ideal é sempre transformar sonhos em objetivos. Guardando um pouco todos os meses, em algum momento é possível conseguir o valor estipulado.

Porém, se esse não é o seu caso e você deseja realizar um grande sonho,saiba que é possível realizá-lo com a ajuda de um empréstimo.

Quando contratar um empréstimo de alto valor?

Existem diversas razões para solicitar um empréstimo de valor alto. Aquisição de um imóvei, veículo ou até mesmo abertura de um novo negócio estão entre os principais objetivos ao solicitar altos valores de crédito.

Porém essa deve ser uma decisão com muita cautela, ainda mais se tratando de valores altos. Isso porque nesses casos, é comum que as financeiras tomem ainda mais cuidados para conceder o crédito.

O ideal é que você saiba exatamente para onde vai e como será usado esse valor, realizando projeções de retorno e até mesmo um plano de ação para quitar a pendência financeira.
 

Principais modalidades de empréstimo

Na decisão por um empréstimo sempre é bom fazer uma busca, pois existem diversos tipos de empréstimos à sua disposição.
Escolher entre as diversas modalidades existentes depende de duas variáveis: seu perfil e o objetivo da operação.
Mesmo com essas variáveis você perceberá que entre uma modalidade e outra haverá diferenças significativas Aqui traremos os principais tipos de empréstimos para seu conhecimento.

Empréstimo pessoal

O empréstimo pessoal, que também é conhecido como crédito pessoal, é uma modalidade de empréstimo destinado a pessoa física.

Geralmente se você tem conta em algum banco, tem a possibilidade de  já existir uma linha de crédito pré-aprovada. Se esse é seu caso, a solicitação é muito simples, mas também se não for, o empréstimo pessoal não é tão difícil para ser contratado.

Contudo, se for necessário buscar esse empréstimo, preste atenção pois cada instituição determina suas regras, isso envolve critérios de liberação, taxas e juros envolvidos.

Empréstimo com garantia

O empréstimo com garantia tem a facilidade de ser uma modalidade de menos juros e burocracia, como seu nome já diz, ele exige uma garantia em troca do crédito.

Essa garantia funciona como uma certeza de que não haverá risco de perda para o banco, por isso a queda de juros para essa modalidade.

Pode ser encontrado em duas modalidades principais: empréstimo com garantia de veículo ou empréstimo com garantia de imóveis.

Em qualquer um dos casos, o bem deve estar com as documentações em ordem, e livres de alienação, pois essa será feita em nome da instituição credora. Já o valor do crédito a ser liberado vai depender da avaliação do bem.

Nesta modalidade de empréstimo é possível conseguir valores mais altos, porém tenha cuidado pois em caso de inadimplência o bem usado como garantia poderá ser tomado pelo banco credor. 

Consignado

De todas as modalidades esta é a que menos tem burocracia. Isso porque quando um empréstimo é solicitado, o órgão credor precisa ter garantias de que não vai perder o seu capital.

No caso do empréstimo consignado, o valor das prestações são descontadas automaticamente nos proventos do cliente, então o risco de perda é reduzido ao máximo.

Para a instituição bancária ter acesso ao salário do cliente é preciso um acerto com o órgão pagador, por esse motivo essa modalidade de empréstimo só atende a um grupo seleto, que são: funcionários públicos, aposentados e pensionistas do INSS, além de trabalhadores cujas empresas tenham convênio de pagamento pelo banco.

As parcelas não podem ultrapassar uma margem percentual do salário que equivale a 35%. E cada funcionário pode ter até 9 empréstimos dentro dessa margem.
 

Financiamento

Essa modalidade é destinada a compras, podendo ser de automóveis ou imóveis. Cada produto tem sua linha de crédito e suas políticas, como também seus prazos específicos.

Nesse tipo de transação o valor financiado é disponibilizado diretamente para a conta do vendedor, para evitar desvios de finalidade.

E assim como todas as demais modalidades, esta também é fiscalizada pelo governo federal.

Cartão de crédito

O cartão de crédito, embora alguns não aceitem, se trata de uma modalidade de crédito.

Com um empréstimo de crédito pré-aprovado você tem a opção de parcelar suas compras, ou usar o crédito rotativo pagando no vencimento da fatura.

Porém existe aqui um grau de risco, nunca permita que os pagamentos atrasem pois o cartão de crédito possui as maiores taxas de juros do mercado.                                                                                                                                                                                                                                                                                       
Planejamento é primordial

Não podemos terminar este artigo sem este conselho, os empréstimos podem salvar situações, ajudar em projetos e até mesmo realizar sonhos, mas isto não tira os encargos envolvidos.

Se você quer ter uma vida financeira de qualidade, aprenda a fazer seu planejamento financeiro pessoal, aqui você poderá ter controle de todos seus gastos, e ter espaço para economias, e se preparar para realizar sonhos.

Educação financeira é importante na vida de qualquer pessoa, procure buscar conhecimentos nesta área, você verá como vai impactar positivamente sua vida.

Considerações finais

A vida é feita de bons momentos, se guarda boas recordações da família, dos filhos, dos lugares que trouxeram felicidades, então não se prive destes momentos.

Se você já tem um planejamento que contempla seus sonhos, ótimo. Se ainda não alcançou esse patamar, considerar um empréstimo online pode ser a solução.

Você pode buscar simuladores de empréstimo para comparar ofertas de diferentes empresas e escolher a melhor opção para sua necessidade.
Mesmo com boas propostas não esqueça que qualquer decisão a ser tomada deve está dentro de seu planejamento financeiro.

 

 

 

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Maria Eduarda

Fonte:Juros Baixos