Rio de Janeiro, 23 de Abril de 2024

Oportunidade para mudar a vida para melhor pode acontecer após trauma

Experiências traumáticas podem criar oportunidade de crescimento profissional, afirma especialista

Você já passou por alguma experiência traumática na sua vida?
 
Pelo menos 90% das pessoas já passaram por situações que fizeram rever sua situação.
 
O importante é saber o que você tirou de lição de tudo enfrentado, e se conquistou algo após todo o trauma, superando os acontecimentos.
 
Estudos psiquiátricos e psicológicos recentes revelaram que experiências traumáticas podem criar oportunidades de crescimento pessoal.
 
Por meio da introdução de novos valores e perspectivas de vida, as pessoas conseguem não apenas enfrentar a situação traumática como superá-la. Para a conclusão do estudo foram analisadas diferenças de comportamentos pós-traumáticos espontâneos.
 
Segundo a pesquisa realizada pelo psicólogo Julio Peres, o paciente percebe que é possível se reerguer e superar o peso de um grande trauma seja ele qual for.
 
Como acidentes, enfermidades, violência urbana ou doméstica.
 
O pesquisador cita como exemplo prático um caso de um paciente, que encarou a leucemia da mãe mobilizando outros cidadãos sobre a importância de ser um doador de medula óssea.
 
“Quando ele chegou ao consultório sentia-se incapaz, mas durante a psicoterapia percebeu que poderia ajudar outras famílias e se engajou na causa”, disse o profissional.
 
“O que acontece é que muitas vezes o ser humano precisa rever seus valores, de modo a priorizar o que realmente é importante para a sua felicidade. As vivências que causam trauma, de certa forma, fazem com que as pessoas repensem sobre o verdadeiro sentido de sua vida, tirando coisas positivas das experiências que lhe causaram sofrimento”, acrescenta a tutora do Portal Educação, Denise Marcon.
 
 

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Julio Peres

Fonte:Universo da Mulher