Rio de Janeiro, 16 de Abril de 2024

Caráter, Personalidade e Temperamento

CARÁTER – PERSONALIDADE – TEMPERAMENTOS
Texto: II Coríntios 5: 17 - Filipensesses 1: 6
 
Vamos Falar sobre algo que nos envolve diretamente todos os dias: Caráter, Personalidade e Temperamentos.
 
Assim como somos formados tripartidos em Corpo, Alma e Espírito, de igual forma, somos tripartidos em: Caráter, Personalidade e Temperamentos.
 
Mas o que é Caráter, Personalidade e Temperamentos?
 
A palavra de Deus nos textos em que lemos diz que “todas as coisas se fizeram nova”, mas se todas as coisas se fizeram novas porque temos determinadas áreas da vida que não mudaram?
 
Existem áreas em que questionamos, às vezes podem ser que ainda somos pessoas iradas, iracundas, mas se eu me tornei uma nova criatura a partir do momento em que eu aceitei Jesus como é que ainda continuo irada? Nervosa?
 
Então vem o inimigo e diz: - Eu sei você não é convertida?
 
Quantas vezes nos pegamos pensando isso?
 
Ou você dizer mais eu por tantas vezes tentei mudar, eu já jejuei, me consagrei, e nada mudou?
 
Mas hoje você vai se conhecer melhor, pois este estudo vai te fazer conhecer-se melhor, pois ele serve para apresentar a você: VOCÊ MESMO.
 
Então você vai passar a entender o porque tantas vezes você não se entendia, e poderá dizer a você mesmo: -
 
Muito prazer eu, eu sou eu... A palavra de Deus que acabamos de ler diz que nós estamos em processo de transformação (Fp 1:6), você tornou-se uma nova criatura em Cristo Jesus, mas se no dia em que você aceitou a Jesus, Ele que tinha o Poder de te levar instantaneamente para a Glória, pois você já estaria Salvo por tornar-se uma nova criatura, mas já que não aconteceu isso, quer dizer que Deus tem um propósito em sua vida e quer tratar com algumas áreas em sua vida e Ele que começou essa boa obra.
 
• PERSONALIDADE: é a sua identidade, em relação ao que os outros pensam ao seu respeito, mas que muitas vezes, não representa o que você é. (aquilo que você vê na outra pessoa, ou eles vêem em você).
• CARÁTER: é tudo aquilo que você é na sua intimidade e ninguém sabe, são atitudes repetidas diariamente que moldam o seu caráter.
• TEMPERAMENTOS: Temperamentos são qualidades que já nascem com o individuo, é genético, ou seja, é aquilo que não é aprendido

PERSONALIDADE
Personalidade é a postura que cada individuo assume apresentar no meio em que vive. Nossas personalidades são formadas de dois pontos básicos: Raízes Hereditárias – Traços Adquiridos

• Raízes Hereditárias: não houve a sua participação (ex: cor dos olhos, tipo de cabelo).

• Traços Adquiridos: são traços que são adquiridos com a convivência com os familiares ou por vontade própria. (ex: ser mentiroso assim como o pai (você adquiriu por influência) ou fazer chapinha para mudar os cabelos de ondulado para lisos (você decidiu por conveniência)).
Personalidade é a união de seu:
 
Mas lembre-se que: Sua personalidade, seu caráter pode ser mudado, transformado, pelo Poder do Espírito Santo de Deus

CARÁTER
A palavra caráter tem origem no verbo grego que significa: gravar. A firmeza moral de uma pessoa é o sinal visível de sua natureza interior
 
 PERSONALIDADE = EXTERNO
 CARÁTER = INTERNO

O caráter esta ligado ao que somos no intimo, não tendo ligação com o que fazemos ou agimos, ou seja, o caráter engana, porque muitas vezes para manter a sua máscara (personalidade), você age diferente do que queria agir (caráter).
 
Ex: Está com raiva de uma pessoa, mas não demonstrar nas atitudes, por estar na frente de alguém maior (pastor, líder, chefe). Caráter é um grupo de valores que rege o comportamento humano é o resultado de hábitos repetitivos. Os teus hábitos determinam nosso caráter, pois são a somas de nossos hábitos e virtudes, pois nos tornamos no que fazemos repetidamente. Os hábitos denunciam nosso caráter
 
Exemplos de Maus hábitos - Mau caráter:

• Dirigir em alta velocidade;
• Ser o centro da conversa;
• Contar mentiras;
• Viver na traição;
• Ser preguiçoso (a);
• Mania de grandeza;
• Mania de pobreza;
• Ser desorganizado (a);
• Ser negativista – pessimista;
• Urinar na rua;
• Jogar papel ou absorvente no vaso sanitário;
• Costuma gritar e falar muito alto;
• Ser fofoqueiro (a) ou Mexeriqueiro (a);
• Chegar atrasado em compromissos;
• Ir ao banheiro, atender celular ou conversar na hora da Palavra;
• Ser Briguento (a);
 
Esses maus hábitos denunciam o seu caráter, pois caráter é a soma total de nossos hábitos.

LEMBRE-SE: Nosso CARATER pode ser TRANSFORMADO pelo PODER DO ESPIRITO SANTO

TEMPERAMENTO
 
Temperamentos são qualidades que já nascem com o individuo, é genético, ou seja, é aquilo que não é aprendido.
Sobre o temperamento não temos domínio, pois pode e deve ser mudado Pelo Poder do Senhor Jesus. Todas as pessoas nascem com 1, 2, e até 3 temperamentos.
 
São características, traços adquiridos por influência dos pais antes do nascimento, pois o temperamento é herdado, já nascemos com ele e este aponta para as nossas disposições naturais, gostos e preferências.
 
Enquanto que o caráter é adquirido por hábitos o temperamento é adquirido geneticamente, não é fruto de uma escolha, sua, o temperamento não pode ser trocado, mas pode ser TRANSFORMADO.

Temperamento é um conjunto de atitudes POSITIVAS e NEGATIVAS, que já nascem com você, às atitudes boas podem ser APERFEIÇOADAS e as ruins podem ser TRANSFORMADAS. (Ex: a diferença entre filhos bebês um chora, bate, grita – o outro fica quieto até quando está com fome).
 
Tudo isso é genético vem dos pais, dos avós, dos bisavôs. Quantos de nós não desejaria ser diferente, mais alegre, comunicativo, ou mais quieto, moderado no falar. Isso dá-se pelo nosso temperamento.

Existem 4 tipos de temperamentos:
 
* Sanguineo
* colérico
* fleumático
* melancólico
 
 
PONTOS FORTES
Calmo 
Acessível
Agradável
Trabalha muito bem com outros
Eficiente
Conservador
Digno de confiança
Espirituoso
Prático
Pacificador
Quieto
Organizado
Tranqüilo
Cumpridor
Líder
Bem humorado
Diplomata Pretensioso Desmotivado
 
 
PONTOS FRACOS
Introvertido
Falta de motivação
Displicente
Cabeçudo
Avarento
Indeciso
Mero espectador da vida
Evita envolver-se em atividades
Preocupado
Egoísta
Lento
Calculista
Temeroso
Indeciso
Contemplativo
Desconfiado
 
PROFISSÕES
Cientistas
Diplomatas
Humoristas
Escritores
Médicos
Professores
E se forem motivados Líderes
 
ALIMENTAÇÃO
Normalmente são os últimos que terminam de comer, esta é uma das razões por que eles raramente engordam, pois mastiga bem devagar,
 
NAS COMPRAS
Especialmente as mulheres gostam de comprar. Elas precisam de mais tempo pois compram bem devagar e dificilmente entra na conversa do vendedor apressado. Porém quando vão a supermercado não Compra tudo aquilo que precisa, por isso precisa fazer compra com maior freqüência.
 
NO AMOR
Em Geral são atraídos por Coléricos pois deseja ser espontâneo e vê no Pois Colérico seu ponto de equilíbrio.
Nos primeiros anos era tranqüilo, sereno. Agora parece perigoso, desmotivado. E teimoso como uma mula.

COMO TER TRANSFORMADO MEU TEMPERAMENTO?

Todo temperamento pode ser transformado (GLÓRIA A DEUS), as áreas que em nós são negativas podem ser transformadas pelo Poder de Deus e as áreas positivas podem ser aperfeiçoadas pelo mesmo Deus.

• Procure descobrir o seu temperamento, para que você possa se conhecer melhor;
 
• Procure descobrir o temperamento das pessoas de seu convívio, para que você possa entende-las melhor, às vezes essas são as causas de muitos atritos, conhecendo o temperamento delas você passará a respeita-las;
• Entenda que não existe temperamento melhor ou pior todos foram criados por Deus;
 
• Entenda que você foi criado exatamente como Deus queria que você fosse, pois você não é uma obra do acaso (Sl 139:16);
 
• Aceite-se como você é, Deus em sua infinidade criou você único e exclusivo;
 
• Dependa de Deus para ajuda-lo em sua transformação, pois lembre-se você está em obras (Fp 1:6);
 
• Ore e peça a Deus que lhe ajude a condensar suas atitudes e comportamentos, e principalmente a entender aos outros;
• Busque no Espírito Santo de Deus a sua transformação, a palavra de Deus diz que devemos (Pedir, Pedir).
 
Isso quer dizer que você deve insistir em sua busca, não desista no primeiro deslize, você está em processo de transformação, porém não conforme-se com os erros, uma obra para ser acabada, ela preciso estar perfeita, quando Deus te quebrar, entenda que é para fazer de novo, mais forte e vistoso, assim como em uma construção, quando o pedreiro nota uma parede errada, fora do prumo, ele quebra-a e fortalece as bases, as estruturas, refaz a parede que por sua vez por está mais firma, aparente mais bonita. É assim que Deus estará trabalhando na transformação do seu temperamento, consertando suas falhas e fazendo de você uma
 

BIBLIOGRAFIA • Baseado na Pregação do Pastor Paulo Rogério do dia 24/ 04/ 2006, no Congresso de Jovens.Obs: A reprodução desse só poderá ser feita sob autorização expressa do mesmo. Luci Claro 04/09/2006 –Ministério IBM-Luz “Grupo de Oração Divas do Senhor”
 

 

Crédito:

Autor:

Fonte: