Rio de Janeiro, 29 de Abril de 2024

Traição não tem perdão

Falta de diálogo é motivo de término para 49% seguido de falta de comprometimento do parceiro (46%) e violência doméstica (37%)


Quem acompanhou as redes sociais percebeu que não está fácil para as celebridades em relacionamentos amorosos. Foram mais de três separações anunciadas em um espaço de dias. Mas, e os brasileiros em geral? Como estão se relacionando? E as pessoas solteiras, o que buscam em um parceiro?

É o que a Hibou - empresa de pesquisa e monitoramento de mercado e consumo - apresenta em estudo inédito realizado com mais de 1359 brasileiros, com idades entre 26 e 55 anos.

Logo de início, o estudo mostra um dado interessante: 60% da população está em algum relacionamento versus 39% dos entrevistados, que estão solteiros. Sendo que dentre os 60% comprometidos: 40% estão casados, 15% estão em união estável e 5% estão namorando ou noivos. Dos 39% solteiros, 9% são divorciados e 3% viúvos.
 

Respeito
70% das pessoas comprometidas afirmam que suas relações são baseadas em respeito. Paixão também é importante para 55% e cumplicidade para 54%, sendo esses três sentimentos, top 3 para o sucesso do casal.


A destruição do relacionamento vem com....
Se para cada 7 em 10 brasileiros em relações o respeito é fator principal, certamente o desrespeito foi elencado como aspecto principal de destruição de um casal (91%). Na esteira dos sentimentos ruins foram mencionados desconfiança (62%) e humilhação (59%) como destrutivos para um relacionamento.

Top 5 das causas das separações

Para os comprometidos:
Traição - 50%
Falta de diálogo - 49%
Falta de comprometimento do parceiro - 46%
Violência doméstica - 37%
Stress - 29%


Para os solteiros:
Traição - 45%
Falta de diálogo - 45%
Falta de comprometimento do parceiro - 46%
Violência doméstica - 29%
Stress - 25%

Top 5 do por que as pessoas "juntam as escovas de dentes"

Para quem está em relacionamento:
Construir uma família com os valores que acredita- 60%
planejar uma vida a dois - 57%
fortalecer compromisso - 27%
se unir perante a Deus - 19%
manter os valores da família - 18%


Para quem está solteiro:
Construir uma família com os valores que acredita- 45%
planejar uma vida a dois - 47%
fortalecer compromisso - 22%
se unir perante a Deus - 12%
manter os valores da família - 11%

O segredo da longevidade das relações
É comum ouvir que a rotina acaba com relacionamentos. Mas isso depende de qual é a rotina. Para pessoas comprometidas, o que faz a receita da rotina para uma relação duradoura é: cumplicidade (66%); as conversas (58%); apoio de Deus (35%); nunca dormir brigados (33%) e sexo para apenas15%.

Isso mostra que a importância que os casais têm dado para a cama não é tão grande quanto um bom diálogo.

Sexo e monogamia
Ainda falando em sexo, 63% dos comprometidos são a favor de ter relações antes do casamento. 70% dos solteiros também são a favor. Quando o assunto é relacionamento aberto, apenas 1% das pessoas comprometidas têm ou teriam relacionamento aberto. 35% são contra e acham ruim. 16% são tão contra que gostariam que o formato fosse proibido. 16% são a favor caso os envolvidos estejam de acordo. 24% não se envolvem nesse tema.

Entre os solteiros, 0% teriam um relacionamento aberto, 36% são contra e acham ruim e 11% acham até que deveria ser proibido. 21% são a favor, desde que em comum acordo e 22%, não engajam no tema.

Metodologia

A pesquisa "Relacionamentos" foi desenvolvida pela Hibou, de 12 a 16 de Setembro de 2022, por painel digital.

Participaram 1359 brasileiros casados e solteiros de todo o Brasil. O estudo tem 95% de significância com 2,66% de margem de erro.

 

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Priscila Saraiva

Fonte:FreshPr