Rio de Janeiro, 13 de Maio de 2024

Reveillon 2011 no Rio terá a maior projeção internacional de todos os tempos


Prefeitura quer usar réveillon para dar projeção internacional ao Rio
Lançamento da marca olímpica será feita minutos antes dos fogos.
Para secretário, todos “os olhos estarão voltados para a cidade”.

 
 
Com o lançamento da marca olímpica de 2016 a poucos minutos da queima de fogos do réveillon de Copacabana, a Prefeitura do Rio pretende aproveitar o evento para dar projeção internacional à cidade.
 
“Todos os olhos estarão voltados para o Rio. Aqui, estarão os representantes do COI (Comitê Olímpico Internacional) e, esse lançamento, vai simbolizar o último ato do presidente Lula”, afirmou o secretário de Turismo e presidente da Riotur Antonio Pedro Figueira de Mello, nesta segunda-feira (13), durante coletiva para apresentar o projeto para o réveillon .
 
De acordo com o secretário, serão instaladas 11 balsas ao longo da orla de Copacabana para a explosão de luz, som e fogos de artifício durante 20 minutos. Cinco minutos antes da meia-noite haverá um espetáculo de luz e laser.
 
Está previsto também uma surpresa após a queima de fogos e apresentação de um artista, que ainda estaria em negociação.
 
Os organizadores afirmaram que serão 1.200 bombas por balsa e um total de aproximadamente 20 toneladas de fogos. “Será um espetáculo grandioso e seguro”, garantiu Vivian Pires, que está retornando ao evento depois de 10 anos afastada. Ela representa, no Brasil, a empresa espanhola Pirotècnia Igual, que vai realizar o espetáculo de fogos.
 
A empresa de Vivian, a Promo3, esteve envolvida, em 2001, como uma das principais acusadas pelo acidente na areia que deixou uma pessoa morta e dezenas de feridos depois que alguns fogos explodiram na direção do público.
 
“Dos 33 processos, hoje só existem seis. Em todas as sentenças fui inocentada e vou até o final para provar isso na Justiça”, afirmou Vivian, reconhecendo que a queima de fogos na areia representa um risco. O secretário afirmou que confia no trabalho da empresária e "que ela fará um espetáculo seguro".
 
"Aquilo foi um acidente e mostrou que é um risco a queima de fogos na areia, próximo do público", disse o secretário de Turismo e presidente da Riotur Antonio Pedro.
 
Cenógrafo da Árvorte da Lagoa também organiza o espetáculo
 
Também responsável pelo espetáculo de fogos e luzes, o cenógrafo Abel Gomes, que faz a iluminação da Árvore da Lagoa, disse que a disposição das balsas, em linha reta, vai permitir maior visibilidade para o público e com maior segurança.
 
“Será um espetáculo de luz com 40 torres e canhões de raio laser de última geração que atingem uma distância de até três quilômetros”, explicou Abel.
 
Com cinco cotas de patrocinadores garantidas, o custo do evento está avaliado em R$ 17,5 milhões. Dos quatro palcos previstos no projeto, um deles, o principal, será instalado em frente ao Copacabana Palace.
 
O secretário Antonio Pedro disse ainda que a o réveillon vai receber um aquecimento de luxo com a gravação do especial de Roberto Carlos no dia 25 de dezembro na Praia de Copacabana.
 
 
 
 

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Aluizio Freire

Fonte:G1