Rio de Janeiro, 27 de Abril de 2024

Travessia dos Fortes - Copacabana

 
Numa das disputas mais emocionantes das últimas edições, o gaúcho Samuel de Bona (Grêmio Náutico União) e a baiana Ana Marcela Cunha (UNISANTA) foram consagrados os grandes campeões da Travessia dos Fortes 2011, realizada neste domingo (3 de abril) de manhã, na Praia de Copacabana. 
 
Na categoria Elite masculina, Samuel completou o percurso de 3.350m entre os Fortes de Copacabana e do Leme com o tempo de 35min58seg, desbancando por dois segundos os favoritos, os baianos Alan do Carmo e Luiz Rogério Arapiraca, que empataram em segundo lugar, com o tempo de 36 minutos.
 
 
Na Elite feminina, a disputa também foi acirrada.
 
A baiana Ana Marcela Cunha, que dividia o favoritismo com sua maior rival, a paulista Poliana Okimoto, – tricampeã da Travessia dos Fortes – ganhou por apenas um segundo de diferença. Ela completou a competição em 37min35 seg. Já Poliana, em 37min36 seg.
 
“A prova foi decidida no detalhe. Tive que dar uma braçada a mais para chegar na frente. A disputa acabou sendo na batida de mão. Apenas no final consegui me posicionar bem para ficar entre os primeiros”, afirmou Samuel de Bona, ao receber a premiação de R$ 10 mil.
 
Já para Ana Marcela Cunha foi uma disputa braço a braço. “Viemos juntas liderando o primeiro pelotão. As condições do mar também ajudaram muito. Agora o treinamento continua para a Primeira Etapa da Copa do Mundo de Maratona Aquática. E ainda a Seletiva Olímpica que acontece em Xangai. Meu objetivo é de ficar entre as dez colocadas", declarou a campeã.
 
Os atletas paraolímpicos Marcelo Collet e Susana Schnarndorf também foram destaques na Travessia dos Fortes 2011, na categoria Portadores de Deficiência. Collet conquistou o tricampeonato na maratona aquática com o tempo de 49min. Já Susana Schnarndorf  levou um título inédito na classe PD, com o tempo de 1hora. Portadora de Mal de Parkinson, ela estreou na categoria este ano.
 
A Travessia dos Fortes 2011 reuniu 2.000 atletas nas águas de Copacabana em um percurso de 3.500 metros a nado entre os Fortes de Copacabana (Posto 6 - largada) e do Leme (Posto 1 - chegada). A organização da prova distribuiu R$ 50 mil em prêmios.
 
RESULTADO
 
Masculino:
 
1º  lugar – Samuel de Bona: 35mim 58seg
2º  lugar – Alan do Carmo e Luiz Rogério Arapiraca: 36min
DEVIDO AO EMPATE, NÃO HOUVE TERCEIRO COLOCADO
 
Feminino
 
          1º  lugar – Ana Marcela Cunha: 37min 35seg
          2º  lugar – Poliana Okimoto: 37min 36seg
          3º  lugar – Betina Lorscheitter: 39min 31seg
 
 
HISTÓRIA
 
A Travessia dos Fortes foi criada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos e pelo Exército em 2001, devido ao grande entusiasmo de jovens oficiais a atividades esportivas, entre as quais o nado sem compromisso nas águas de Copacabana.
 
Desde então a prova é aberta a civis e militares e para muitos participantes é encarada como um grande desafio de superação. No primeiro ano disputaram o título aproximadamente 700 nadadores.
 
Já foram realizadas oito edições da competição com participação de mais de 17 mil atletas. Hoje o evento faz parte do calendário oficial de esportes da cidade.
 
A Travessia dos Fortes 2011 tem patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro através da Secretaria de Esportes e Lazer, Redecard, Embratel e Lorenzetti.
 
O apoio é da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro e da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). A realização é do Exército Brasileiro, Rede Globo e Brasil1 Esporte
 
 
 

 

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Daniella Machado

Fonte:Universo da Mulher