Rio de Janeiro, 13 de Maio de 2024

Mudança do trânsito em Copacabana


Prefeitura divulga novo mapa de ônibus BRS em Copacabana
Veja e baixe mapa completo com as mudanças e localização dos pontos.
Secretaria afirma que linhas tiveram corte de 25% em suas frotas.
 
 
Depois do teste de fogo no primeiro dia útil do corredor viário exclusivo de Copacabana, na Zona Sul do Rio, nesta segunda-feira (21), a Rio Ônibus divulgou o novo mapa dos pontos dos coletivos. Mais dois pontos de ônibus foram incorporados ao projeto original.
 

Uma das reclamações dos usuários é de que o tempo de espera aumentou.
 
A Secretaria municipal de Transportes informou, nesta segunda-feira, que todas as linhas tiveram uma diminuição de 25% de sua frota.
 
Segundo a prefeitura, com o aumento da velocidade de circulação dos coletivos, os passageiros não sentiriam falta dos ônibus que foram retirados da frota.
 
O corredor exclusivo para ônibus começou a funcionar no sábado (19).
 
O objetivo é melhorar o tráfego de veículos na região, alvo de constantes engarrafamentos.
 
Os ônibus passam a usar somente as duas faixas da direita da Avenida Nossa Senhora de Copacabana.
 
No lado esquerdo da via circulam os outros veículos.
 

Mas os ajustes nas novas regras, nesta segunda, atingem também os táxis. Os veículos que estiverem com passageiros poderão circular pelas faixas exclusivas, do lado direito.
 
Já as paradas para embarque e desembarque de passageiros e circulação de táxis vazios continuam restritas às faixas da esquerda. Segundo o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, o objetivo é melhorar a circulação de veículos do esquerdo, que ficou bastante congestionada no sábado, dia de implantação do novo sistema.
 
No sábado, muitas dúvidas

Dúvidas e reclamações de motoristas e passageiros marcaram o primeiro dia de funcionamento do corredor exclusivo para ônibus.
 
Agora nas exclusivas passam ônibus, veículos escolares ou taxis adaptados para deficientes e com passageiros. Se um carro for fotografado duas vezes na faixa seletiva será multado.
 
Mas, segundo a prefeitura, a primeira semana será educativa, para conscientização dos motoristas. As multas só serão aplicadas a partir da semana seguinte. Panfletos explicando as mudanças serão distribuídos para orientar os moradores do bairro.
 
A transferência para a faixa seletiva é autorizada quando o motorista desejam virar na próxima à direita. Mas esta passagem deve acontecer longe do sinal e antes do início dos tachões que foram instalados no asfalto. Novas placas foram colocadas para informar quais são as saídas à direita.
 
Além disso, dez pontos de ônibus foram desativados. Mas nem todos os passageiros entenderam a mudança.
Tabela ficará fixada nos pontos
Com o novo corredor, os coletivos não pararão mais em todos os pontos da avenida. Uma tabela fixada nos pontos de ônibus vai indicar o número das linhas que param nos locais.
 
Em uma tabela menor, o passageiro poderá verificar quais coletivos fazem a parada no ponto seguinte e ainda o mapa de localização do outro ponto.
 
Os pontos são divididos em três grupos (BRS), de acordo com o destino da linha.
 
Por exemplo: um ônibus que vai para a Zona Norte e está autorizado a parar no primeiro ponto, só poderá parar depois no quarto. Em seguida, no sétimo. E assim por diante.
 
Veja como serão identificados os novos pontos de ônibus e as mudanças na numeração de algumas linhas.
 
BRS 1
119 Praça XV-Copacabana
121 Central-Copacabana (circular)
123 Praça Mauá-Jardim de Alah (circular)
124 (ex-125) Jardim Botânico (Horto)-Central (via Copacabana)
125 Central-General Osório (via Aterro do flamengo) (circular)
126 Rodoviária-Copacabana (via Túnel Santa Bárbara)
127 Rodoviária-Copacabana
128 Rodoviária-Gávea (via Copacabana)
132 Central-Leblon (via Aterro do Flamen go) (circular)
136 Rodoviária-Copacabana (via Leopoldina) (circular)
154 Central-Ipanema
155 (ex-154) Central-Ipanema (via Túnel Santa Bárbara)
177 Praça Mauá-São Conrado
161 (ex-571) Lapa-Leblon (via Jóquei) (circular)
162 (ex-572) Lapa-Leblon (via Copacabana) (circular)
 
 
BRS 2
413 Muda-Jardim de Alah (via Aterro do Flamengo)
415 Usina-Leblon (circular)
426 Usina-Jardim de Alah (Túnel Santa Bárbara)
432 Vila Isabel-Leblon (Túnel Santa Bárbara)
433 Vila Isabel-Leblon (via Copacabana)
434 Grajaú-Leblon
435 Grajaú-Gávea (Túnel Santa Bárbara)
464 Maracanã-Leblon
473 São Januário-Lido (via Túnel Rebouças)
441 (ex-473) Caju-Lido (via São Cristóvão) (circular)
474 Jacaré-Jardim de Alah
503 Botafogo-Alto Leblon (via Copacabana) (circular)
511 Urca-Leblon (via Jóquei) (circular)
512 Urca-Leblon (via Copacabana) (circular)
521 São Conrado-Botafogo (via Copacabana) (circular)
522 São Conrado-Botafogo (via Jóquei) (circular)
569 Largo do Machado-Leblon (via Jóquei) (circular)
570 Largo do Machado-Leblon (via Copacabana) (circular)
573 Glória-Leblon (via Jóquei) (circular)
574 Glória-Leblon (via Copacabana) (circular)
583 Cosme Velho-Leblon (via Jóquei) (circular)
584 Cosme Velho-Leblon (via Copacabana) (circular)
590 (ex-591) Copacabana-Leme (circular)
591 São Conrado-Leme (via Copacabana) (circular)
593 Leme-São Conrado (via Rocinha) (circular)
445*(ex-S 04) Morro do Alemão-Copacabana (via Túnel Santa Bárbara) (circular)
442* (ex-S 011) Maré-Copacabana (via Praça Mauá) (circular)
443* (ex-S 012) Maré-Leblon (via Central) (circular)
444* (ex-S 028) Maré-Copacabana (via Túnel Santa Bárbara) (circular)
 
 
BRS 3
308 (ex-175) Central-Barra da Tijuca (via Copacabana e Av. das Américas)
314 (ex-175) Central-Recreio dos Bandeirantes (via Copacabana/Av. das Américas)
402* (ex-292) Engenho da Rainha-Gávea
382 Carioca-Piabas (via Av. Benvindo de Novaes)
387 Marambaia-Carioca (via Barra da Tijuca)
455 Méier-Copacabana (via Parque do Flamengo)
SP455 (ex- 455) Engenho Novo-Copacabana (via Parque do Flamengo)
456 Norteshopping-General Osório (via Túnel Santa Bárbara)
457 Abolição-General Osório (via Túnel Santa Bárbara)
484 Olaria-Copacabana (via Parque do Flamengo)
SPA484 (ex-484) Bonsucesso-Copacabana
SPB484 (ex-484) Parque Oswaldo Cruz-Copacabana
403 (ex-484) Copacabana-Bonsucesso
483 (ex-484) Penha-Copacabana
485 Penha-General Osório (via Túnel Santa Bárbara)
404 (ex-485) Cordovil-Leblon (via Avenida Brasil)
486 (ex-485) General Osório-Fundão (circular)
523 Alvorada-Leme (via Copacabana) (circular)
557 Rio das Pedras-Copacabana (circular)
354 (ex-750) Cidade de Deus-Praça XV
360 (ex-S20) Carioca-Recreio dos Bandeirantes
 
 
As linhas marcadas com * só circulam em horários pré-determinados.
 
Mais informações podem ser obtidas no telefone 0800 886 1000 (de telefone fixo ou público) ou pelo site www.rioonibus.com
 
 
13 linhas continuarão circulando pela Avenida Atlântica

Além da criação do corredor para ônibus, seis linhas que trafegavam pela Avenida Atlântica passam a circular pelo corredor viário da Avenida Nossa Senhora de Copacabana, o BRS.
 
Com isso, apenas ônibus de 13 linhas ainda vão trafegar pela Avenida Atlântica, a partir deste sábado (19).
Veja a lista abaixo:
 
2333 (ex-1133) Recreio – Castelo (via Av. das Américas)
2334 (ex-1134) Campo Grande – Castelo (via Estrada da Ilha e Barra da Tijuca)
SV2334 (ex-1134) Campo Grande – Castelo (via Barra da Tijuca/Cachamorra)
2338 (ex-1134) Campo Grande – Castelo (via Estrada do Magarça)
2335 (ex-1135) Santa Cruz – Castelo (via Barra da Tijuca)
2337 (ex-1135) Santa Cruz – Castelo (via Sepetiba)
318 (ex-2016) Barra Sul – Castelo
2018 Aeroporto Internacional – Alvorada
2015 Castelo – Leblon (circular)
2017 Rodoviária – Leblon (circular)
332 (ex-2113) Castelo – Taquara (via Barra da Tijuca)
SP332 (ex-2113) Taquara – Copacabana (circular)
336 (ex-2113) Pechincha – Castelo (via Itanhangá)
 
 

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Redação

Fonte:G1