Rio de Janeiro, 28 de Abril de 2024

Estátua do Cristo Redentor ganha o mundo

Em comemoração pelos 80 anos do monumento, Arquidiocese doará 44 réplicas para capitais brasileiras e 19 cidades estrangeiras

Marca do Rio e do Brasil lá fora, o Cristo Redentor vai rodar o planeta.
 
A sete meses de completar 80 anos, o monumento eleito uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno ganhará 44 réplicas — de 3,8 metros e 25 quilos cada — que serão doadas a 19 cidades do exterior e 25 capitais brasileiras.
 
O projeto inédito é coordenado pela Arquidiocese de Rio e é apenas uma das ações do extenso calendário de comemoração do aniversário. A primeira é hoje: a inauguração da iluminação especial.
 
As estátuas, confeccionadas por um artesão brasileiro, serão acompanhadas da exposição audiovisual ‘Cristo Redentor Para Todos’.
 
Traduzido em vários idiomas, o documentário conta a origem do monumento, detalhes da sua construção e ainda desfaz mitos.
 
“Precisamos esclarecer algumas história, como a de que o Cristo foi uma doação do governo francês. Isso não é verdade. É uma obra de brasileiro, feita para o nosso povo”, afirmou o reitor do Santuário Cristo Redentor, padre Omar Raposo.
 
A primeira réplica chegará a Madri, na Espanha, no dia 16 de agosto e será entregue ao Papa Bento XVI, que estará na Jornada Mundial da Juventude.
 
Na lista para receber a imagem estão Bonn, na Alemanha, Nova Iorque (Estados Unidos), Lisboa (Portugal), Tóquio (Japão), Roma (Itália), Luanda (Angola) e cidades da Austrália e de Israel.
 
O projeto prevê que todas as 44 réplicas chegarão ao destino até o dia 15 de setembro.
 
Assim como no exterior, nas capitais do País, as estátuas ficarão sempre em uma praça pública, para facilitar a visitação.
 

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Christina Nascimento

Fonte:O Dia