Rio de Janeiro, 12 de Maio de 2024

Rio vai sediar o Pan de 2007

O Pan-Americano é nosso!

Com diferença de nove votos, Rio supera favoritismo de San Antonio, Texas, e ganha o direito de sediar os Jogos em 2007. Barra da Tijuca será o grande pólo do evento

ZEQUINHA Barbosa vibrou com a vitória do Rio sobre San Antonio para sediar o Pan-Americano de 2007

A cidade do Rio de Janeiro conquistou ontem uma grande vitória para o esporte brasileiro: desbancou a favorita San Antonio, no Texas, e garantiu o direito de sediar os Jogos Pan-Americanos de 2007. Numa eleição surpreendente, realizada no último dia da Assembléia Geral da Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa), na Cidade do México, a Cidade Maravilhosa obteve 30 votos contra 21 de San Antonio.

Essa será a segunda vez que o Brasil sediará os Jogos Pan-Americanos: a primeira foi em 1963, em São Paulo. O anúncio da vitória da candidatura do Rio foi feito pelo presidente da Odepa, o mexicano Mario Vázquez Raña. O dirigente explicou que San Antonio ficará como suplente e poderá ser candidata aos Jogos de 2011.

O Rio, que promoverá os Jogos entre os dias 14 e 29 de julho de 2007, foi a segunda cidade a se apresentar ontem, na Assembléia-Geral da Odepa. Diante dos membros da entidade, o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, destacou a importância da vitória da Cidade Maravilhosa para a “unificação da América Latina”.

Outro trunfo utilizado por Nuzman foi a existência do Ladetec, um laboratório credenciado pelo Comitê OIímpico Internacional, no Instituto de Bioquímica da UFRJ. Através de um vídeo, o presidente Fernando Henrique Cardoso prometeu apoio do governo e a cooperação do povo brasileiro.

A candidatura do Rio, que começou sem muita força, cresceu depois da realização dos Jogos Sul-Americanos no Brasil. Com a vitória, o País fica mais perto do sonho de ser sede de uma Olimpíada. A construção da Vila Pan-Americana, na Barra, e a a criação do Fundo de Mobilização do Esporte Olímpico, que concentrará recursos públicos e privados para a realização dos Jogos, já foram aprovados pela Câmara dos Vereadores do Rio.

Na apresentação da cidade americana, o jogador de basquete David Robinson, do San Antonio Spurs, lembrou que ter participado de três Jogos Olímpicos, um Mundial e um Pan-Americano foi inesquecível e convocou todos para que “vivessem o mesmo no Pan-Americano de San Antonio”.

O governador do Texas, Rick Perry, enfatizou ainda que o presidente americano, George W. Bush, promulgou uma lei garantindo a liberação de US$ 20 milhões no caso de qualquer emergência. Mas, no fim, quem levou a melhor foi o Rio.

 

Crédito:Anna Beth

Autor:Redação

Fonte:Universo da Mulher