Rio de Janeiro, 11 de Maio de 2024

Pedalando para conhecer o Rio

Já é possível realizar o sonho dos turistas que querem conhecer os mais famosos pontos da cidade de forma divertida e econômica: pedalando. Por apenas R$ 10,00, o visitante percorre as áreas turísticas em passeios programados pela empresa Iris Bike, que chega a reunir grupos entre 50 e cem pessoas, a maioria estrangeira. O roteiro inclui visitas à Lagoa Rodrigo de Freitas, às praias do Leme ao Leblon, e até à estação dos bondinhos de Santa Teresa.

Os passeios, que têm de uma a três horas de duração, são acompanhados por guias contratados pelas agências de turismo que contratam os serviços da empresa. Parte do trajeto já é percorrido em trechos da ciclovia da cidade. A Iris tem 150 bicicletas à disposição dos visitantes. Os proprietários Antonia Eridan Cordeiro, de 28 anos, e o marido, Luciano Cordeiro, de 29, estão empolgados com a receptividade dos turistas.

— Recebemos turistas de várias nacionalidades, entre eles alemães, ingleses e, principalmente, franceses. Eles sempre nos dizem que na França andam de bicicleta para todos os lados. Por isso, preferem conhecer o Rio pedalando em vez de ir de ônibus— conta Antonia.

A clientela da empresa, em sua maioria, se hospeda em hotéis da Zona Sul. De acordo com Antonia, a segurança dos passeios de bicicleta pelas ruas da cidade é garantida pelas agências de viagem.

— Os turistas estão sempre acompanhados pelos guias e por seguranças contratados pelas agências. Ninguém fica exposto ao perigo — garante ela.

A empresa tem cinco funcionários — três deles mecânicos que acompanham os passeios dos grupos de turistas para garantir o bom desempenho das bicicletas.

A idéia de formar uma empresa especializada em passeios de bicicleta surgiu há cinco anos. O casal de proprietários conta que na época em que a Iris foi aberta já havia algumas empresas oferecendo o mesmo serviço. Porém, elas foram aos poucos saindo do mercado. Aos domingos e feriados a Iris oferece, por R$ 10,00, passeios na Praia de Copacabana.

— Colocamos um número bem grande de bicicletas à disposição dos interessados nos passeios — acrescenta a proprietária.

Crédito:Anna Beth

Autor:Marcelo Porto

Fonte:Universo da Mulher