Rio de Janeiro, 27 de Abril de 2024

Inovação no combate ao glaucoma

ALCON TEM APROVAÇÃO DA ANVISA PARA INOVAÇÃO NO COMBATE AO GLAUCOMA

O Ex-PRESS está aprovado nos Estados Unidos, Canadá e países da União Européia e a partir de julho estará disponível no Brasil


A Alcon, líder mundial no desenvolvimento de produtos oftálmicos, recebeu o registro da ANVISA para lançar no Brasil o Ex-PRESS, dispositivo de implante cirúrgico para controle da pressão intraocular que impede a evolução do glaucoma.

O dispositivo, do tamanho de um grão de arroz, é uma inovação na oftalmologia e marca a entrada da Alcon no mercado brasileiro de produtos cirúrgicos para o combate ao glaucoma. O aparelho é implantado próximo à íris e possibilita melhor resultado cirúrgico e mais previsibilidade quando comparado à cirurgia tradicional de glaucoma (trabeculectomia), realizada em pacientes que não respondem mais a medicamentos tópicos.

Em um estudo científico conduzido pela Alcon ao longo de cinco anos, o dispositivo Ex-PRESS demonstrou eficácia também para a redução do uso de medicamentos pós-cirurgia, bem como na diminuição de complicações inerentes a esse tipo de procedimento o que contribui com a qualidade de vida do paciente e controle da enfermidade.

O Ex-PRESS foi apresentado à comunidade médica durante o XIV Simpósio Internacional de Glaucoma, que aconteceu entre 26 e 28 de maio em Belo Horizonte (MG).

O que é?      

O Glaucoma é uma doença crônica e silenciosa que não tem cura, mas na maioria dos casos pode ser controlada com tratamento adequado e contínuo. Quanto mais precoce for o diagnóstico, as chances de se evitar a perda da visão aumentam. A terapia clínica inicial é feita com colírios que estabilizam a pressão intraocular e, quando o medicamento se torna ineficaz neste controle, o paciente é candidato à cirurgia de glaucoma.       

Segundo o Dr. João Antônio Prata Jr., presidente da SBG, como a doença é assintomática e progressiva, a maioria dos pacientes descobre que tem a enfermidade quando a perda da visão já é irreversível, daí a necessidade de medidas preventivas. “Consulte o seu oftalmologista regularmente, pois só ele pode detectar qualquer tipo de problema visual precocemente, com melhores prognósticos”, orienta.

Prevalência

A doença, apontada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a principal causa de cegueira irreversível, atinge cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo – cerca de 3 milhões nos Estados Unidos. No Brasil, onde há aproximadamente um milhão de portadores de glaucoma, estima-se que mais de 50% dos doentes não sabem que têm a enfermidade. Os principais fatores de risco são: histórico familiar, pressão intraocular elevada, idade acima de 50 anos, diabetes mellitus, uso prolongado de corticóides, presença de lesões oculares, descendência negra.      


ALCON

Primeira companhia no mundo a se especializar em produtos oftálmicos, a Alcon Laboratórios tem origem em 1945 em Fort Worth, Texas, a partir da criação de uma farmácia de manipulação. Hoje, presente em mais de 170 países, a empresa é líder no mercado de oftalmologia, destacando-se pelo pioneirismo na pesquisa e desenvolvimento de produtos dedicados à terapia oftalmológica. No Brasil há 40 anos, a empresa mantém no país o compromisso de inovar e contribuir para a saúde ocular da população.

 

Crédito:Cris Sousa

Autor:Cristina Camarena

Fonte:Universo da Mulher