Rio de Janeiro, 28 de Março de 2024

A Bíblia e o clima organizacional

Solicitados,numa de nossas palestras, à sugerir a leitura de um livro especial na abordagem de conceitoss e práticas sobre clima organizacional, indicamos a Bíblia – o que causou uma certa estranheza – pela equivocada percepção da abrangência,e da profundidade, desse best-seller cristão – um legitimo manual de Qualidade da Vida.

Visão, missão,valores,princípios,normas de procedimento e metas, elementos que ganharam status organizacional no século XX, constam nas Escrituras de forma explícita.

Uma das primeiras referências encontra-se na construção da Arca de Noé.

A ordem de serviço veio com todas as especificações técnicas:

“Faze uma arca de tábuas de cipreste;nela farás compartimentos e a calafetarás com betume por dentro e por fora.Deste modo a farás: de trezentos côvados será o comprimento;de cinqüenta, largura; e a altura,de trinta.Farás ao seu redor uma abertura de um côvado de altura; a porta da arca colocarás lateralmente; farás pavimentos na arca: um em baixo, um segundo e um terceiro” (Gênesis 6: 14 a 16).

Hoje, produtos e serviços são desenvolvidos obedecendo normas técnicas internacionais,cujos certificados são verdadeiros passaportes para a inserção das empresas nos negócios globalizados.

Entre as habilidades gerenciais de Noé destaca-se a sua capacidade de planejamento organizacional, disciplina tática no cumprimento do cronograma,  “ouvido de mercador” frente as provocações dos incrédulos de plantão e a aguçada percepção no aproveitamento das características individuais de cada um de seus colaboradores.

Formou uma equipe,motivou-a,alocou recursos,estabeleceu processos operacionais,distribuiu tarefas, informou o prazo e gerenciou o andamento do projeto. Noé não foi apóstolo da burocracia.

Outro personagem histórico da Bíblia é José do Egito – administrador admirável, (Gênesis 41: 37 a 45)que pode ser comparado com o CEO (Chief Executive Officer) Presidente Executivo,de hoje.

Notabilizou-se, principalmente, pela administração do país nos períodos “das sete vacas gordas e das sete vacas magras” – interpretados como anos de fartura e de escassez.

Em termos de relacionamento inter-pessoal, a vida de José é uma das mais comoventes e atraentes da história.

As vagarosas e silenciosas passadas de Moisés pelo deserto o colocaram na galeria dos protagonistas  que agregam valores à gestão de recursos humanos.

Dentre os seus desafios destaca-se a complexidade no atendimento das necessidades dos milhares de judeus que liderava à caminho da Terra Prometida.

A solução do problema partiu de seu sogro,Jetro,quando lhe disse: “E tu,dentre todo povo,procura homens capazes,tementes a Deus, homens de verdade,que aborreçam a avareza; e põe-nos sobre eles por maiorais de mil,maiorais de cem,maiorais de cinqüenta e maiorais de dez; para que julguem este povo em todo tempo,e seja que todo negócio pequeno eles o julguem: assim a ti mesmo te aliviarás da carga, e eles a levarão contigo” (Êxodo, 18: 13 a 26).

Nascia,assim, uma metodologia de descentralização do poder – o “calcanhar-de-aquiles” das atividades humanas. Reagimos como democratas, mas agimos como autocratas.

Esta é a mais devastadora das causas de  desmotivação de funcionários e do desaparecimento prematuro de promissoras lideranças.

O clima organizacional das empresas depende,essencialmente, de uma política de recursos humanos que consolide a seguinte prática: dar oportunidades (iguais) para que os funcionários possam revelar e/ou desenvolver o seu potencial. Questionar as idéias,não as pessoas é a mais eficaz das  estratégias para manter a indispensável “oxigenação” do processo gerencial.

Entendemos que, se lêssemos, refletíssemos e vivenciamos,com maior freqüência, os ensinamentos contidos na Bíblia seríamos muito mais felizes e,de quebra,muito mais prósperos.

È crer para ver.

 

*  Faustino  Vicente – Consultor de Empresas e de Órgãos Públicos – e-mail: faustino.vicente@uol.com.br – tel.(011) 4586.7426 – Jundiaí (Terra da Uva)  SP

 

Crédito:Faustino Vicente

Autor:Faustino Vicente

Fonte:Universo da Mulher