Rio de Janeiro, 19 de Abril de 2024

Das vinhas aos vinhos - Por Faustino Vicente

“E agora, José?
 
A festa acabou, a luz apagou, o povo sumiu, a noite esfriou,e agora,José?”
 
Esses versos são frutos do talento, e da sensibilidade, de Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), inesquecível poeta brasileiro,nascido na cidade mineira de Itabira do Mato Dentro.
 
E agora, José?
 
Esta é a indagação que cada um de nós deve fazer, à si próprio, para transformar as saudações de próspero ano novo em realidade.
 
Devemos desenvolver planos de ação para a concretização das nossas metas, desejos e, até, de nossos sonhos.
 
As manifestações de amizade, de carinho e de responsabilidade social que semeamos, nas festas de final de ano são compromissos assumimos.
 
Os desafios permanecem aí, a espera da nossa ousadia, criatividade, determinação, respeito ao ser humano e ao meio ambiente.
 
Com o verão dando as boas vindas ao ano novo, a incorrigível alegria do povo brasileiro apresenta-se como anfitriã perfeita do fomento de um dos mais promissores segmentos da economia mundial - o turismo – fonte de divisas e  de geração de empregos.
 
Dentre as alternativas da indústria de entretenimento a nossa reflexão vai para o ecoturismo – polinização da cultura ambiental.
 
O aumento da rentabilidade das pequenas propriedades rurais é fruto do valor agregado em atividades complementares.Do cafezal ao cafezinho, do trigal ao desjejum colonial ou das vinhas aos vinhos, descortina-se uma paisagem sedutora aos que cultivam o estressante estilo de vida urbano.
 
Cidades que produzem uva e vinho colhem o privilégio de tornarem-se  autênticas grifes mundiais pela qualificação do sabor, aroma, cor e valor de seus produtos.
 
Noé, o da Arca, é citado em Gênesis (9, 20) sobre uva, e no mesmo livro, (9, 21) sobre o vinho.
 
Além dessas citações, há muitas outras destacando esses produtos na Bíblia e, naturalmente, em outros livros que relatam a milenar caminhada da humanidade.
 
Relíquias históricas provam que o trigo e a videira são cultivados desde tempos imemoráveis.
 
Não foi por acaso, que o pão e o vinho foram escolhidos por Jesus Cristo (Ceia do Senhor)  como símbolos vivos da sua missão divina aqui na terra.
 
O solo, o clima e o manejo revestem a uva, e por conseqüência o vinho, de uma nobreza laboral, social, cultural e até religiosa, capaz de abrir excelentes oportunidades comerciais.
 
Os imigrantes italianos, trouxeram para o nosso pais a experiência do plantio da uva, do processo da fabricação do vinho e de tantos outros derivados enriquecidos de tradições, usos e costumes, ainda hoje preservados por famílias que vivem no campo.
 
Lembranças da pátria distante, comida caseira, música típica, exposição, artesanato, contato com a flora e a fauna e atividades recreativas podem retratar um cenário de encantamento aos turistas.
 
Com extensão continental, o Brasil pode fazer do agronegócios, das suas belezas naturais, da magia do seu  futebol, da maior ópera de rua do planeta - o carnaval brasileiro -     e da singular hospitalidade de seu povo, uma fantástica “cruzada de marketing” capaz de incrementar o turismo e alavancar as exportações. Lembrete: vamos explorar o turismo, não os turistas.
 
O acirramento da concorrência globalizada e o maior grau de exigência de clientes e consumidores, motivaram as empresas à consolidar  políticas estratégicas de melhoria contínua de seus processos operacionais e de capacitação de seus recursos humanos.
 
Como, hoje, o indispensável diploma universitário tem se mostrado insuficiente, para um bela carreira sustentável, temos que sistematicamente agregar competências técnicas, aprimorar habilidades de  relações interpessoais e preservar a conduta ética – diferenças que fazem a diferença – no disputadíssimo mercado de trabalho. Concluímos que a safra mais famosa de empreendedores é reconhecida pela “beleza de ser um eterno aprendiz”.
 
*  Faustino Vicente – Consultor de Empresas – e-mail: faustino.vicente@uol.com.br - tel. (0xx11) 4586.7426 – Jundiaí (Terra da Uva)  - S
 
 

Crédito:Faustino Vicente

Autor:Faustino Vicente

Fonte:Universo da Mulher