Rio de Janeiro, 29 de Março de 2024

Placa Oral é a nova opção para quem quer emagrecer

Pesquisas comprovam que dispositivo reduz cerca de 533 calorias por refeição

Quem luta contra a balança já passou por várias dietas, médicos, exercícios, ou até mesmo remédios, mas certamente nunca pensou em recorrer a um cirurgião dentista. Mas, através desse profissional, chega ao Brasil um dispositivo intrabucal bariátrico.

A Placa que ajuda a emagrecer surgiu nos Estados Unidos com o nome de DDS System e tem sido objeto de pesquisas que comprovam que o aparelho reduz cerca de 23% a ingestão de alimentos por refeição.

O cirurgião dentista Aonio Vieira, explica que o aparelho oral é feito de resina acrílica, personalizado de acordo com as características anatômicas e funcionais da boca de cada paciente.
 
O dispositivo se encaixa no céu da boca como os aparelhos utilizados em ortodontia. Deve ser colocado minutos antes da refeição para diminuir o volume interno da boca, obrigando a pessoa a mastigar mais vezes o alimento antes de engoli-lo.

O aparelho trabalha na modificação do comportamento e obriga a pessoa a se alimentar com pequenas porções de cada vez e, portanto, comer menos. “O intuito deste tratamento é fazer com que essa forma de se alimentar se torne um hábito natural”, explica Dr. Aonio, que indica o trabalho conjunto com médico endocrinologista e nutricionista visando à efetividade do tratamento.

Este dispositivo foi criado por uma americana, com tórus palatino (crescimento ósseo no céu da boca, que diminui o espaço interno da boca). Ela observou durante as refeições, em companhia do seu marido, que enquanto ela tinha que mastigar as porções de alimento que tinha levado a boca por vinte e cinco vezes antes de engolir, seu marido fazia isto em apenas cinco mastigações. O resultado desta diferença foi que, com o passar dos anos, ele se tornou obeso enquanto ela permaneceu esbelta e elegante.
Dr. Aonio Genicolo Vieira

O Dr. Aonio Genicolo Vieira tem dedicado toda sua carreira em busca do sorriso saudável, reunindo ciência, experiência e alta tecnologia sempre de última geração, em prol da harmonia e da saúde bucal. Para ele: "os olhos são a janela da alma e o sorriso, a janela do coração”.

Dr. Aonio se formou em Odontologia, em 1980, pela Universidade Metodista e tem especialização em prótese dentária e implantodontia na Associação Brasileira de Ensino Odontológico. Ministra cursos de pós-graduação em Prótese Dentária pela Escola de Aperfeiçoamento Profissional da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas desde 1987. É bastante procurado por jornalistas e produtores de programas de rádio e televisão para  esclarecer dúvidas relacionadas à saúde oral e odontologia.

É colunista da revista Elite Luxury, onde escreve artigos que se prestam a levar informações esclarecedoras e éticas ao leitor sobre a odontologia. É autor de dois livros lançados pela Editora Novo Século. O primeiro livro, "Sorria com Saúde" ajuda o leitor a manter a saúde bucal, além de revelar os inúmeros e modernos tratamentos disponíveis para melhorar o sorriso. A obra mais recente, " Sorrir Faz Bem", se tornou um verdadeiro guia que aborda de forma clara e eficiente os temas relacionados ao sorriso e à saúde bucal.

Membro ativo da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas) e outras associações, faz diversas palestras gratuitas pelo país e já coleciona prêmios de diversas entidades. É um profissional sério e sempre atento ao que há de mais moderno em tratamentos, cuidados estéticos, equipamentos, tornando seu consultório até um pouco futurista.

Crédito:Christina Gomes

Autor:Talita Georgetti

Fonte:Communica