Rio de Janeiro, 29 de Abril de 2024

Cuidados com os olhos no Verão

O verão é a temporada de praia, piscina, calor, sol forte. E de cuidados redobrados com a saúde dos olhos.
 
É bastante comum o uso de filtros solares para proteger a pele contra as radiações ultravioletas, entretanto, muitas pessoas ainda esquecem que a região ocular também exige cuidados. Além de sensíveis à claridade excessiva, os olhos também estão sujeitos aos males provocados pelos raios UVA e UVB.
 
A exposição dos olhos a esses raios pode, ao longo dos anos, antecipar o surgimento de doenças própprias da Terceira Idade como a catarata e a degeneração macular.
 
A catarata é a perda da transparência do cristalino, o que provoca o embaçamento da visão. A degeneração macular é provocada pela destruição dos neurônios na mácula, área responsável pela visão central.
 
A pessoa perde a capacidade de foco dos olhos e passa a ter, então, somente a visão periférica . No ponto de foco, somente é possível enxergar uma mancha negra . Os casos mais avançados podem chegar a cegueira total. Cerca de 25% da população com mais de 75 anos, já apresenta algum tipo de degeneração.
 
Apesar de menos freqüente, a degeneração em crianças também existe. "Muitas crianças brincam e lançam desafios, como por exemplo, ver quem consegue olhar para o sol por mais tempo. Já atendi crianças com a visão afetada por causa de brincadeiras como essa.
 
Os pais precisam estar atentos e orientar os filhos quanto ao risco de olhar diretamente para o sol, sem qualquer tipo de proteção", alerta o diretor do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB), Canrobert Oliveira.
 
"Para prevenir o aparecimento de doenças relacionadas à intensa exposição dos olhos ao sol é fundamental protegê-los com óculos escuros, com lentes que tenham fator de proteção ultravioleta (UVA / UVB)", recomenda.
 
O mesmo tipo de cuidado também serve para quem gosta de admirar o nascer do sol. Diferente do pôr-do-sol, em que a imagem é apenas uma projeção do desse astro que já se escondeu. Quando o sol nasce, os raios solares podem queimar os neurônios da mácula e também provocar a degeneração .
 
Um outro alerta para os pais: crianças que gostam de ficar muito tempo na água do mar ou da piscina é aconselhavel o uso de óculos de natação para evitar a vermelhidão nos olhos ou a conjuntivite causada por vírus e bactérias, também muito comuns nessa época do ano.
 
Os cuidados na escolha dos óculos escuros
 
A cada dia surge um modelo diferente de óculos escuros. O que antes era um acessório específico para os dias de sol e um luxo somente acessível aos mais abastados, hoje ganha espaço nas noites, ambientes fechados e entre a população com menos poder aquisitivo.
 
Com popularização dos óculos escuros, que atualmente podem ser encontrados em qualquer camelô da esquina, é importante redobrar o cuidado no momento de escolher o modelo ideal.
 
Antes de atender os requisitos da moda, o oftalmologista alerta para alguns cuidados fundamentais na escolha do tipo de óculos escuros. Para Canrobert, o principal é ter certeza que as lentes tenham filtro de proteção ultravioleta.
 
O médico vê com bons olhos a popularização do acessório. "Os óculos escuros servem para prevenir o aparecimento de doenças relacionadas à intensa exposição dos olhos à luz e ao vento. A produção industrial em série barateou e popularizou o produto, que tem um papel preventivo importante na oftalmologia", afirma o especialista.
 
Quanto às diversas cores de lentes, Canrobert indica dar preferência as de tonalidades esverdeadas para serem utilizadas durante o dia e em viagens rodoviárias. "O verde é um filtro natural que deixa as imagens mais nítidas e permite maior visibilidade", explica ele, que ainda indica as lentes amarelas para serem utilizadas à noite porque têm a função de intensificar a luz.
 
A preferência por outras cores, como o rosa e o azul, não é proibitiva, mas vai depender da sensibilidade cada um. "Essas lentes podem provocar desconfortos como dores de cabeça, cansaço. É preciso ficar alerta para esses sintomas que dependem de como o organismo de cada um vai reagir" explica.
 
 
 
Hospital Oftalmológico de Brasília – HOB
Sgas 607 Lt 52
Tel: (61) 3442 4000
 
 

Crédito:Fatima Nazareth

Autor:Gabriela Nagel

Fonte:Capta Comunicação & Promoções