Rio de Janeiro, 02 de Maio de 2024

População ganha ferramenta para esclarecer todas as dúvidas sobre doenças respiratórias e pulmonares

A Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT) acaba de lançar um canal de comunicação que certamente será referência obrigatória para a troca de informações confiáveis entre pneumologistas, pacientes, profissionais da área de saúde e jornalistas, entre outros.
 
 
Trata-se do site www.pulmonar.org.br, preparado e supervisionado por renomados especialistas, para oferecer a pacientes e demais cidadãos todo o tipo de  conhecimento sobre as doenças respiratórias e pulmonares, além de dicas de hábitos saudáveis, prevenção e cuidados para cuidar melhor da saúde.
 
 
“Esta é nossa ferramenta para levar à população dados importantes da pneumologia”, comenta o presidente da SPPT, dr. Rafael Stelmach. “O site tem linguagem acessível e riqueza de detalhes. Além da completa abordagem dos mais comuns problemas e dúvidas relacionados à saúde respiratória, entrevistas serão incluídas, periodicamente, sobre variados temas”.
 
 
A primeira entrevista, aliás, já está no ar. É com a dra. Lisete Teixeira, pneumologista da SPPT e diretora científica do site, em um alerta sobre os perigos da tuberculose, infecção curável que mais mata em todo o mundo. Na entrevista, além de saber que a doença faz 20 mil novos casos por dia, e 5 mil mortos, há informações de grande relevância sobre diagnóstico e tratamento.
 
 
www.pulmonar.org.br traz notícias e dicas bastante variadas. Algumas delas dizem respeito à prevenção e tratamento de doenças com a asma, rinite, câncer de pulmão, fibrose cística, tuberculose, e muitas outras, além de orientações para abandonar o tabagismo e levar uma vida saudável.
 
Por meio de enquetes e fóruns a SPPT utilizará o site para identificar as necessidades e curiosidades de seu público, adequando o conteúdo do site para melhor atendê-lo.
 
 
 
VERDADE OU MENTIRA?
 
 
Colocar agasalho para não ficar resfriado? Beber gelado faz mal? Com quantas dúvidas ou receitas caseiras desse tipo não nos deparamos sem ter com quem nos certificar?
 
 
Em www.pulmonar.org.br a seção verdades e mentiras promete desmistificar tudo o que envolve a pneumologia. As questões acima e muitas outras relacionadas a resfriados têm respostas efetivas. Para as demais que ainda não estão lá, uma saída é o link pergunte ao doutor, que possibilitará esclarecimentos diretamente com especialistas on-line.
 
 
Este serviço, assim como todo o conteúdo do site, não substitui o acompanhamento médico. Mas algumas orientações e dúvidas, que podem ser solucionadas sem chance de causar qualquer prejuízo à saúde, serão fornecidas aos internautas. As mensagens poderão ser encaminhadas por e-mail, e também por fax ou carta.
 
 
 

Crédito:Fatima Nazareth

Autor:Monica Kulcsar

Fonte:Acontece Comunicação e Notícias