Rio de Janeiro, 28 de Março de 2024

Cuide bem do seu nariz

As mudanças bruscas de temperatura tornaram-se uma constante nos dias de hoje. Associadas aos altos níveis de poluição do ar, elas podem abrir caminho para o agravamento de diversas doenças respiratórias. As queixas mais comuns se referem às crises de rinite, sinusite, gripes e resfriados. Todos esses males apresentam quase sempre um sintoma em comum – o nariz entupido.

Principal canal de entrada e saída de ar no organismo, o nariz exerce a função de filtrar, umidificar e aquecer o ar, e proteger as vias aéreas superiores e inferiores contra infecções bacterianas e virais¹. A coriza e a secreção comprometem a função do órgão, além de se associarem ao surgimento de inflamações na garganta e no ouvido. “Com o nariz entupido, o ar é recebido diretamente pela boca, abrindo caminho para agentes agressores da faringe e laringe. O acúmulo de secreção nas cavidades sinusais e nas fossas nasais também pode afetar o ouvido”, explica Ricardo Godinho, otorrinolaringologista pediátrico, Diretor Clínico do Instituto de Otorrino em Sete Lagoas, Minas Gerais, e consultor da IAPO – Interamerican Association of Pediatric Otorhinolaryngology.  

Por isso, segundo o especialista, é fundamental manter o nariz limpo e desobstruído, todos os dias. “Além de promover uma respiração melhor e mais saudável, a limpeza alivia o desconforto causado por diferentes doenças respiratórias e restabelece as funções normais do nariz”, alerta Godinho.

Essa foi a maneira encontrada por Eloisa Baldin para enfrentar os efeitos do clima instável e da poluição do ar em São Paulo. Cantora lírica profissional e solista do Teatro Municipal de São Paulo há cerca de 30 anos, Eloísa sofre de rinite crônica. Mal que afeta diretamente o instrumento de trabalho – o aparelho respiratório e fonador.

Atualmente, Eloisa utiliza uma maneira prática para reduzir o desconforto causado pela coriza e secreção. Como não é possível realizar lavagens nasais quando está fora de casa, ela carrega sempre na bolsa um produto que busca reproduzir a composição da água do mar (que contém oligoelementos) indicado pela especialista que a acompanha há muitos anos. A formulação permite à cantora umidificar e manter o nariz higienizado o tempo todo, mesmo durante as crises de rinite. “A secreção fica mais diluída e isso facilita a desobstrução nasal. A formulação proporciona uma sensação agradável e eu me sinto muito melhor porque posso respirar”, explica. 

Os oligoelementos são substâncias naturais encontradas na composição da água do mar – potássio, ferro, cálcio, magnésio, zinco, brometo, iodo, prata, cobre, manganês, entre outros. Esses elementos penetram nas camadas profundas dos tecidos e repõem os minerais ativos necessários para restabelecer as funções das membranas afetadas por infecções virais e bacterianas no nariz.

“É por isso que muitas pessoas se sentem aliviadas do nariz entupido ou congestionado quando estão em contato com a água do mar. Esse contato favorece a desobstrução nasal, pois a umidade adequada e os elementos ajudam a fluidificar a secreção, facilitando a limpeza do nariz” explica Godinho.

 

Dicas para limpeza do nariz

Uma das maneiras de evitar o desconforto respiratório está em manter o nariz sempre limpo e evitar situações que provoquem o surgimento de coriza e secreções. Por isso, o especialista em ORL indica:

  • Limpe o nariz diariamente
  • Umidifique o nariz com solução salina nasal quantas vezes sentir necessário
  • Evite respirar pela boca
  • Pessoas alérgicas devem evitar mofo, pêlos de animais, contato com substâncias que exalem cheiros fortes (perfumes, itens de limpeza, etc) e ambientes com excesso de poeira
  • Evite o uso de vassouras, que espalham a poeira fina. Para tirar a poeira dos ambientes, dê preferência ao pano umedecido apenas com água
  • Retire do ambiente tudo que facilite o acúmulo de pó (tapetes, carpetes, almofadas, cortinas)
  • Utilize colchões e travesseiros que possuam tecidos ou capas antiácaros
  • Procure sempre orientação médica para indicação de tratamento
  • ANATOMIA

     Podemos considerar o nariz uma grande encruzilhada, onde diversas estruturas anatômicas se encontram e intercomunicam. O nariz possui duas fossas nasais divididas por uma lâmina osteocartilaginosa chamada de septo do nariz. Cada cavidade ou fossa nasal possui estruturas ósseas, em sua parede lateral, chamadas de conchas nasais ou turbinas. Geralmente, encontramos três conchas de cada lado (inferior, média e superior). Entre as conchas, existem orifícios de comunicação da fossa nasal com estruturas adjacentes (paranasais) como o saco lacrimal, os seios da face ou seios paranasais e a tuba auditiva. Em sua parte posterior o nariz se comunica com a garganta numa região conhecida como nasofaringe ou cavum, onde se encontra a adenóide. Todas estas estruturas são recobertas por uma mucosa respiratória que produz secreções e tem um sistema de limpeza que direciona as impurezas para a garganta. Se compararmos o nariz a uma grande caverna, diríamos que as fossas nasais são um salão central dividido ao meio por uma parede (septo do nariz). Haveria vários salões anexos de cada lado (seios paranasais, saco lacrimal, orelhas médias) que se comunicam com o salão central por janelas (orifícios de drenagem). Todas estas cavernas estariam recobertas por um tecido ou papel de parede (mucosa nasal) inclusive as janelas.

Crédito:Cris Padilha

Autor:

Fonte:Caio Giampa