Rio de Janeiro, 18 de Abril de 2024

Laparoscopia é uma técnica minimamente invasiva para tratar o câncer de prostata

Atualmente, um dos problemas que persegue a saúde dos homens é o Câncer de próstata. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) é registrado a cada ano, 40 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil. É a doença que mais causa vítima entre os homens após 50 anos.

O câncer de próstata é uma doença que suas causas ainda não foram descobertas. Hoje, ainda não se sabe o que origina o crescimento desordenado das células, formando o tumor. “Em nosso país tem acontecido um grande avanço na detecção precoce do câncer da próstata graças ao esclarecimento da população masculina”, conclui Dr. José Travassos, primeiro Urologista Brasileiro a realizar uma cirurgia de Prostatectomia Radical Laparoscópica com auxilio de braço robótico.

“Não devemos esperar que os sintomas apareçam, pois quando isto acontece já podemos considerar uma doença avança. Quando diagnosticado, o câncer da próstata tem indicação cirúrgica”, afirma Travassos.

Dentre as cirurgias, destaca-se a Laparoscopia, um procedimento minimamente invasivo, realizado através de pequenas incisões para observar o interior da cavidade. Pequenas pinças, tesouras e bisturis elétricos são manuseados do exterior do corpo de forma que a cirurgia não mutile o paciente, uma vez que ele é operado por lentes potentes, microcâmeras e monitores de vídeo.

O período de internação hospitalar é curto, em média dois dias, e este procedimento não provoca incontinência urinária e falta de ereção, como é temido por muitos homens.

Segundo Dr. Travassos a Laparoscopia é uma cirurgia que propicia uma boa qualidade de vida para os pacientes submetidos a tratamento cirúrgicos. Por isso, o tratamento está disponível para toda a população brasileira e sendo atendida por diversos planos de saúde, como assegura a Resolução ANS – Lei 9656-98.

O câncer de próstata é uma doença que consome a pessoa de forma lenta e que deve ser diagnosticado o quanto antes. Para difundir mais sobre a Laparoscopia, o Instituto de Urologia Santa Rita, dirigido pelo Dr. José Travassos, promoverá entre os dias 25 de fevereiro e 1 de março o Endourologia Laparoscopia 2008.

Para mais informações: www.urologialaser.com.br


ENDOUROLOGIA / LAPAROSCOPIA 2008

Data: 25 de fevereiro a 01 de março 2008

Local: Hotel Sofitel – São Paulo


Crédito:Cris Padilha

Autor:

Fonte:Priscila - Tudo Em Pauta