Rio de Janeiro, 20 de Abril de 2024

Melasma: as temidas manchas escuras na pele:

 

A dermatologista Dra. Carla Albuquerque explica como elas ocorrem e o que fazer para combatê-las

O Melasma, palavra derivada do grego melas que significa "escuro", é um distúrbio da pigmentação da pele, caraterizado pelo aparecimento de manchas acastanhadas. Com formatos irregulares, elas se localizam principalmente na face (bochechas, buço, testa, nariz e queixo), podendo acometer também áreas extra-faciais como pescoço e antebraços. O diagnóstico médico é feito por meio do histórico do paciente e exame minucioso da pele. A melhor época para dar início ao tratamento do Melasma é após o verão.

O verão é a época com maior incidência e intensidade das radiações solares. É nessa estação do ano que as pessoas se expõem mais ao sol, freqüentando praias, piscinas e clubes. Segundo a dermatologista Dra. Carla Albuquerque, a incidência do Melasma nas mulheres com mais de 30 anos tem aumentado de forma impressionante. "Ainda não existe uma cura definitiva para o Melasma, desta forma, o importante é que as pessoas tenham cuidados constantes e façam uso da fotoproteção diariamente, independentemente da época do ano", diz a médica.

Cerca de 90 % dos casos de Melasma ocorrem em mulheres. Estima-se que até 75% das gestantes e até 35% das mulheres em tratamento com anticoncepcionais são afetadas pelas manchas escuras. O Melasma é mais comum nas pessoas com pele morena.Os principais causadores do Melasma são:

  • exposição solar aguda: um dia de sol forte sem proteção adequada pode ser suficiente para o aparecimento das manchas
  • exposição solar crônica: exposição ao solar acumulada ao longo dos anos
  • hormônios: tem o poder de estimular os melanócitos, células que produzem melanina. Isso explica o motivo pelo qual mulheres grávidas, que usam pílula anticoncepcional ou fazem terapia de reposição hormonal estão mais sujeitas à apresentar esse tipo de manchas
  • predisposição genética: mulheres que possuem parentes com Melasma tem uma maior probabilidade de terem esse distúrbio da pigmentação.

Existem inúmeros tratamentos disponíveis no mercado. O mais barato seria o uso diário de filtros solares ou de fórmulas clareadoras (com destaque para as que contém tretinoína e hidroquinona). Com preços médios estão os peelings químicos e físicos. Existem várias opções como peeling de cristal, ácido retinóico, Jessner, ácido salicílico, Amelan. Na faixa de tratamento mais caro encontra-se o uso de laser fracionado, que deve ser indicado com muita cautela, pois dependendo do tipo de pele, pode ocorrer piora das manchas. "O peeling de cristal associado a peelings químicos como o Amelan, é sem dúvida, a opção mais segura e eficaz no tratamento do Melasma", conta a dermatologista, que é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

A duração do tratamento para Melasma pode variar muito de caso para caso. A duração mínima para começar a observar resultados é de 15 dias, podendo se prolongar por vários meses ou até mesmo anos, de acordo com a profundidade das manchas, tipo de pele e hábitos de vida. Durante o processo de recuperação da pele as pessoas podem usar maquiagem para camuflar as indesejadas manchas. Os hidratantes também podem ser necessários, já que muitas vezes o tratamento com ácidos e peelings causam descamação na pele. Restrição ao tratamento somente as mulheres grávidas.

Confira o que as pessoas devem fazer para evitar ou prevenir as manchas:

Não se expor ao sol;
Uso diário de um bom fotoprotetor;
Usar proteções "físicas" como bonés e chapéus com abas largas e óculos solares;
Evitar uso prolongados de hormônios, principalmente anticoncepcionais de alta dosagens.

Crédito:Cris Padilha

Autor:Keyla Assunção

Fonte: