Rio de Janeiro, 18 de Abril de 2024

Tratamento multidisciplinar beneficia vítimas de derrame cerebral

Tratamento multidisciplinar beneficia vítimas de derrame cerebral

 

Os benefícios podem ser observados em diversos distúrbios decorrentes do acidente

 

 

O Acidente Vascular Cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame, pode comprometer diversas funções do corpo, entre elas a cognitivo-comportamental, que está diretamente relacionada à fala, à deglutição e às percepções sensoriais. Segundo as coordenadoras da equipe de fonoaudiologia do Ganep Lar, Vanessa Denadai Garbuio e Luciana Syuri Tanada, o comprometimento dessa função ocasiona distúrbios como déficit da linguagem, dificuldade de deglutição e paralisia facial, que só podem ser controlados por meio de terapia específica.

 

“Apresentamos figuras, atividades do cotidiano e também trabalhamos a leitura e a escrita com o objetivo de estimulá-los a produzir alguma comunicação verbal. Para dificuldade de deglutição, ou paralisia cerebral, fazemos terapia motora, sensorial e funcional como foco no tônus, mobilidade e coordenação dos órgãos fonoarticulatórios, sensibilidade tátil e gustativa térmica, respiração, fonação, mastigação e deglutição”, afirma Vanessa.

 

Quanto mais graves as seqüelas, e quanto mais rápida for iniciada a terapia, maiores benefícios poderão ser sentidos.  “O ideal é que aconteça logo depois do AVC, quando o cérebro está se reajustando funcionalmente e reorganizando a rede de neurônios para compensar os danos da lesão”, afirma a fonoaudióloga.

 

No processo de recuperação das vítimas do AVC, uma excelente opção é o atendimento domiciliar. Conforme o caso, é cada vez mais freqüente a autorização médica para a continuidade do tratamento em casa. É uma forma de humanizar a assistência à saúde e, simultaneamente, garantir mais qualidade de vida.

 

“No aconchego do lar, com parentes, amigos e um ambiente conhecido, o paciente tende a responder melhor ao tratamento ministrado pela equipe multidisciplinar de saúde”, afirma a especialista.

 

Além de diagnosticar e realizar os exames específicos, no tratamento domiciliar o paciente é constantemente avaliado pelo médico e por toda a equipe envolvida no tratamento, verificando novas medicações ou procedimentos para amenizar os efeitos dos distúrbios.

 

 

As diferentes regiões do cérebro

 

A ocorrência de um distúrbio neurológico indica que alguma área específica do cérebro foi lesionada. Um déficit de linguagem muito acentuado, caracterizando afasia, geralmente é decorrência de lesão no hemisfério esquerdo cerebral. Já quando o problema é a dificuldade de deglutição, a lesão pode ter atingido o tronco cerebral.

 

Porém, segundo Vanessa Garbuio, existem lesões que atingem um pouco de cada região e exigem não só a atuação terapêutica do fonoaudiólogo, mas o acompanhamento pontual do neurologista ou de outros especialistas.

Crédito:Cris Padilha

Autor:Acontece - Chico Damaso

Fonte:Universo da Mulher