Rio de Janeiro, 29 de Março de 2024

Esperança para o tratamento do câncer de próstata

Esperança para o tratamento do câncer de próstata

 

 

A busca de soluções para a principal causa de morte por câncer entre os homens, o câncer de próstata, é uma preocupação de pesquisadores em todo o mundo. Conduzido por pesquisadores da Universidade de São Paulo, o trabalho sobre "Moléculas de Adesão e Câncer de Próstata", vencedor* da categoria Saúde do Homem no Prêmio SAÚDE! 2008, apresenta descobertas importantes e inéditas no mundo sobre o tema.

 

O urologista José Pontes Júnior e sua equipe descobriram duas moléculas presentes nos cânceres malignos que permitem que a doença se espalhe pelo organismo. Hoje, a equipe trabalha com a possibilidade de se usar as moléculas como marcadores, fornecendo indícios antecipados de que a doença, após o tratamento, voltou a se manifestar.

 

Os autores analisaram o papel de substâncias conhecidas como moléculas de adesão, encarregadas de manter as células epiteliais unidas entre si. Já havia indícios de que, quando elas não funcionam bem, abrem possibilidades para o tumor invadir outros tecidos, alastrando a doença. "Há uma forte relação entre a perda de adesão celular e a progressão do tumor de próstata", afirma Pontes Júnior. A descoberta contribui de forma significativa para a realização de tratamentos mais efetivos e diagnósticos precoces, uma vez que os especialistas poderão avaliar quem são os pacientes com maior risco de terem recidiva da doença.

 

Segundo Pontes Jr., esse trabalho foi iniciado há 10 anos. "O câncer de próstata é o que mais causa a morte dos homens e em cerca de 30% dos casos tratados, há retorno da doença", afirma.

 

* Pela primeira vez, dois trabalhos venceram a categoria Saúde do Homem do Prêmio SAÚDE! 2008.  Ao lado do estudo "Moléculas de Adesão e Câncer de Próstata", foi também vencedor o estudo "A Poluição em São Paulo e a Diminuição de Nascimento de Meninos".

 

Sobre o Prêmio SAÚDE!

 

Em sua terceira edição, o Prêmio SAÚDE!, promovido pela Editora Abril, é destinado a profissionais das mais diversas áreas da saúde, envolvidos em campanhas de prevenção e pesquisas em fase clínica. Tem como principal objetivo estimular e dar visibilidade aos autores de trabalhos capazes de fazer a diferença na qualidade de vida da população brasileira.

 

A premiação se divide em sete categorias: Saúde e Prevenção, Saúde Mental e Emocional, Saúde da Mulher, Saúde do Homem, Saúde da Criança, Saúde do Coração e, por fim, a categoria especial, cujo tema muda a cada ano. Em 2008 foi Saúde da Pele.

 

Inscreveram-se neste ano 1344 profissionais - entre eles, médicos, enfermeiros, obstetrizes, nutricionistas, fisioterapeutas, farmacêuticos, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, farmacêuticos, biólogos, biomédicos e cirurgiões-dentistas.

 

Todos os 382 trabalhos foram avaliados por um júri científico, formado por 55 dos maiores nomes da saúde no país. Os jurados - em uma primeira fase divididos pelas categorias -- apontaram 21 finalistas, ou seja, três finalistas para cada uma das sete áreas do prêmio. Em uma segunda etapa, todos juntos - ao lado do público da Editora Abril que votou pela internet - escolheram os vencedores, anunciados durante uma cerimônia no dia 25 de novembro, no Memorial da América Latina, em São Paulo, que contou com autoridades e uma belíssima apresentação do maestro João Carlos Martins.

 

Crédito:Cris Padilha

Autor:Claudia Moreira

Fonte:Universo da Mulher