Rio de Janeiro, 26 de Abril de 2024

Diabetes também deve ser tratada no oftalmologista

Diabetes também deve ser tratada no oftalmologista

Taxas de glicemia descontroladas geram problemas de visão e podem evoluir inclusive para quadros de cegueira


Falta de controle da taxa de glicemia (açúcar) no organismo pode gerar problemas irreversíveis aos olhos. Pequenas hemorragias e inchaços na retina, descolamento de retina, hemorragias vítreas (sangramento dentro do globo ocular) e até cegueira total constituem o quadro de evolução da retinopatia diabética. "As manifestações, geralmente, aparecem 10 anos após diagnosticado o diabetes no paciente. É fundamental, portanto, o acompanhamento constante das taxas e avaliações anuais com o oftalmologista", alerta o especialista em retina Sérgio Kniggendorf, oftalmologista do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB).

A evolução da retinopatia diabética não segue regras. A velocidade do quadro dependerá do controle da taxa de glicemia e dos tratamentos realizados pelo portador do diabetes.

Caracterizada por alterações nos vasos sanguíneos da retina, a retinopatia diabética se evidencia por meio de lesões ou edemas que podem causar desde pequenos sangramentos até redução e perda da visão.  É na retina, localizada na superfície interna da parte posterior do olho que se concentra importante quantidade de vasos pelos quais passam sangue e oxigênio.

Periodicidade - "Após a descoberta do diabetes, o ideal é visitar o oftalmologista uma vez ao ano e realizar o exame de mapeamento da retina. Já, nos casos em que o diabético apresenta um quadro avançado dos efeitos da doença na visão, as visitas devem ser mais freqüentes, duas vezes ao ano", explica o médico.

De acordo com Kniggendorf, cada estágio tem suas características específicas. Na fase avançada pode ocorrer o descolamento da retina que é causado pelo crescimento desordenado de vasos sanguíneos e de membranas. "Esse movimento acaba "enrrugando" a retina, o que a afasta da sua posição original e desencadeia o descolamento de retina", explica.  

Medicamentos - O especialista chama a atenção também para os medicamentos usados no tratamento da retinopatia diabética. "Os medicamentos antiangiogênicos, que agem diretamente nos vasos sanguíneos da retina, constituem o tratamento mais avançado para a doença. São aplicados na região ocular (intra-ocular)", explica.

Os antiangiogênicos usados no início da retinopatia diabética, no surgimento dos edemas, os dissolvem desinchando a retina. Além de ser usado no tratamento, é aplicado ainda no procedimento pré-operatório. "Cinco dias antes da operação de descolamento de retina, é aplicado de maneira intra-ocular o antiangiogênico. Essa ação servirá para diminuir o sangramento e facilitar a remoção das membranas que deformam a retina", conclui.

Crédito:Cris Padilha

Autor:Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB)

Fonte:Universo da Mulher