Rio de Janeiro, 20 de Abril de 2024

NOVAS DIRETRIZES PARA O CÂNCER DE MAMA

Durante a X Reunião Nacional de Consenso sobre Rastreamento do Câncer de Mama na Mulher Brasileira, realizada em São Paulo, mastologistas de todo o Brasil chegaram a algumas considerações gerais importantes, que serão encaminhadas às autoridades de saúde e também distribuída nos consultórios de mastologia em todo o país.

O auto-exame é valido, mas não é suficiente

·        A mamografia é o principal método de rastreamento.

·        A ressonância magnética não tem papel no contexto de programas de rastreamento

·        O rastreamento genético é inviável

·        Pior do que o acesso à mamografia – ainda pequeno no Brasil - é a resolução dos exames alterados. Pólos regionais de atendimento secundário/terciário deverão ser implementados.

     Centro e quatro especialistas de todo o Brasil participaram da X Reunião Nacional de Consenso sobre Rastreamento do Câncer de Mama na Mulher Brasileira, realizada em São Paulo no dia 28 de novembro. Somente agora os resultados foram disponibilizados para a imprensa. Como o tema sobre "screening" do câncer de mama na realidade nacional vinha suscitando dúvidas e polêmicas, a diretoria da Sociedade Brasileira de Mastologia resolveu tomar posição e designou o seu Departamento de Consenso para executar a tarefa. A reunião foi importante para orientar a atuação dos médicos brasileiros nessa área. O diretor do INCA, Dr. Luiz Antônio Santini Rodrigues da Silva, participou do encontro. Ele sed comprometeu a apreciar as propostas.

A reunião se dividiu em três módulos com expositores que apresentavam a melhor evidência naquele assunto, sempre enfatizando dados brasileiros. Dois relatores em cada módulo anotavam as principais conclusões. O Módulo I, intitulado "O Problema", abordou o diagnóstico do CM no Brasil com estatísticas gerais, disponibilidade da mamografia e a questão da qualidade dos exames.O Módulo II foi dedicado à "Análise dos Métodos de Rastreamento", auto-exame, exame clínico, mamografia, ecografia, ressonância magnética e sua aplicabilidade no nosso contexto. O Módulo III debateu "Situações Especiais" como Rastreamento na Mulher Jovem, Rastreamento Genético e a grande questão da Resolução dos Exames Alterados. Depois das exposições, sempre amplamente discutidas, os relatores confeccionaram uma súmula, que foi apresentada para o plenário e submetida à votação. Durante duas horas, os especialistas presentes debateram os relatórios e optaram por consenso ou dissenso. Daí surgiu um esboço de diretrizes que, neste momento, estão sendo buriladas e formatadas para a redação final do documento. Ele será divulgado a partir de março de 2009 neste Masto News, na Revista Brasileira de Mastologia e no livro que a SBM lançará brevemente.

Crédito:Cris Padilha

Autor:Cláudia Ramos

Fonte:Universo da Mulher