Rio de Janeiro, 16 de Abril de 2024

Depois do bolso, saúde é a mais afetada pela crise

Cardiologista aponta três formas de preservar a saúde

durante fases difíceis

 

Com um cenário ainda abalado pelas incertezas da economia global, a população sofre não apenas com demissões em escala, mas com a queda na produção, nas vendas, e a falta de investimentos em novos negócios. A crise tem gerado um nível tão alto de estresse, que já está afetando a saúde do brasileiro. 

Segundo o cardiologista Rafael Munerato, diretor técnico do Hospital Santa Paula, em tempos de recessão econômica, quando se fala em estresse contínuo, há um aumento não só das doenças do coração, mas também de diabetes e obesidade. “Quando a pessoa não consegue relaxar, o corpo sofre muito. A primeira medida é tentar preservar a qualidade do sono. Reservar o período noturno para as atividades em família, se mantendo afastado dos noticiários, poderá contribuir para um sono restaurador”. 

Munerato diz que passar o dia inteiro se fixando nos problemas pode aumentar os casos de insônia e distúrbios psicológicos. “Nada pior para o coração e para a saúde em geral. Nesses períodos as pessoas também se queixam muito de dores no pescoço, resfriados constantes, gastrite, problemas de pele e até mesmo de crises alérgicas. Tudo em função do abalo emocional. A boa notícia é que, ao reagir rapidamente, a saúde também começa a voltar ao normal”, diz o médico. 

O cardiologista aponta três maneiras de preservar a saúde em meio à crise:

  1. Pratique exercícios. Em tempos de crise, quem não pode se matricular numa academia tem a opção de programar caminhadas de 30 a 40 minutos, três vezes por semana. “Depois que se adaptam à nova rotina e sentem os efeitos positivos, as pessoas costumam estender esse tempo para uma hora”.
  2. Controle os excessos. Aumentar a consciência sobre as próprias reações é importante para driblar a vontade de fumar, beber e comer em demasia.  “O fumo, o álcool, e a gula, somados ao estresse, agem como uma bomba-relógio contra a saúde”.
  3. Controle a mente. Exercícios de respiração e relaxamento são indicados para quem precisa baixar os níveis de ansiedade. “Reserve alguns minutos durante o dia, de preferência à noite, para dar atenção à mente. Inspire e expire calmamente, procurando esvaziar a mente das notícias ruins absorvidas durante o período. Além disso, evite a ingestão de café, álcool e alguns tipos de chá (preto e mate) à noite, a fim de favorecer o sono”.

Dr. Rafael Munerato, médico cardiologista e diretor técnico do Hospital Santa Paula (SP) – www.santapaula.com.br

 

Crédito:Cristiane Padilha

Autor:Heloísa Paiva

Fonte:Universo da Mulher