Rio de Janeiro, 26 de Abril de 2024

Dirigindo um caminhão

Única mulher na F-Truck, Débora vence o preconceito

O sonho de Débora Rodrigues de virar caminhoneira vinha de infância.
 

 
Apesar da falta de apoio do pai, que ficou anos sem falar com ela por não querer que a filha seguisse seus passos, Débora chegou lá por um caminho não convencional, e estreou (18/04) na pista do Autódromo de Jacarepaguá, pelo Sul-Americano de Fórmula Truck, como a única mulher da categoria no mundo.

Com o mesmo espírito guerreiro que a fez se juntar ao Movimento Sem Terra, do qual se tornou musa e de onde saiu para a capa da Playboy, em 1997, Débora abriu espaço num esporte dominado por homens.
 
— Tive que provar que não era uma Penélope Charmosa, e consegui. Subi ao pódio diversas vezes. Tem piloto que está há muito tempo aí e nunca chegou lá — diz a piloto, que até hoje, 12 anos após a estreia, sente o preconceito, sobretudo na hora da ultrapassagem: — Como sou a única mulher, ninguém quer ser ultrapassado por mim. Tenho que abrir caminho trocando tinta.
 
 
Patrão e marido

Contra as dificuldades, Débora encontrou no bicampeão Renato Martins o apoio de que precisava e, como resultado, estão juntos há 12 anos.
O piloto, é ao mesmo tempo, dono da equipe, concorrente, marido e ídolo. As funções, porém, são bem divididas.
 
— Temos um acordo: ele manda nos boxes, mas em casa quem manda sou eu — afirma Débora.
 
Renato, que tinha três filhos antes do casamento, e Débora, com dois, tiveram mais um, Renato, de 2 anos.
 
— Em casa a Débora é igual à esposa de todo mundo. A gente brinca, sai, faz comida — conta Renato, confessando que a convivência às vezes cobra seu preço:
 
— A gente briga muito, até porque passamos muito tempo juntos e os problemas aparecem mais.
 
A vaidade é uma das diferenças entre a Débora das pistas e a de casa.
 
— Aqui, estou preocupada com a corrida. Até chego nos boxes arrumada, mas, depois que entro no caminhão, não tem mais tempo de retocar — explica Débora.
 
 
 
 

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Pedro Serra

Fonte:Extra