Rio de Janeiro, 18 de Abril de 2024

Hipertensão Arterial Pulmonar é tema de Encontro entre portadores da patologia com a classe médica

SPPT participa do 1º Encontro Nacional de Amigos e Familiares de Portadores de Hipertensão Arterial Pulmonar

 


 A Hipertensão Pulmonar (HAP) é uma doença rara, extremamente grave e com grande risco de óbito. Para debater essa patologia, em 6 de setembro, aconteceu o 1º Encontro Nacional de Amigos e Familiares de Portadores de Hipertensão Arterial Pulmonar, no Hotel Della Volpe, em São Paulo, das 8h30 às 18h. Promovido pela Associação Brasileira de Amigos e Familiares de Portadores de Hipertensão Arterial Pulmonar (ABRAF), o encontro colocou em debate os novos tratamentos e metodologias para a HAP, reunindo portadores e familiares, além de especialistas médicos e laboratórios.

 

Um dos destaques foi a participação da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia, SPPT, a convite da ABRAF. Ela participou dos trabalhos, que também contemplaram a discussão da possibilidade do acesso aos medicamentos gratuitamente em todo o país. Isso já acontece em São Paulo.

 

“É importantíssima a presença da SPPT neste fórum, pois é a representação dos pneumologistas do Estado, que são, obviamente, os especialistas que primeiro identificam essa patologia. Desta forma, este encontro proporcionará a união da classe médica aos familiares, amigos e doentes, na busca de soluções”, afirma dr. Paulo Menezes, presidente da ABRAF.

 

O dr. José Eduardo Delfini Cançado, presidente da SPPT, fez a abertura do encontro, que teve também a dra. Jaquelina Ota, vice-presidente da SPPT, analisando a relevância do diagnóstico precoce para o tratamento adequado. Outros destaques da programação foram a dra. Maria Virgínia Tavares Santana, chefe da sessão médica de cardiopatias congênitas do Instituto Dante Pazzanese, que ministrou sobre as repercussões cardiológicas de HAP, e a dra. Yonara Rivelle, pneumologista do Hospital Paulistano, coordenando um painel de depoimentos dos amigos e doentes presentes.

 

Participaram ainda a dra. Gisella Meyer, chefe do serviço de HAP da Santa Casa de Porto Alegre, o dr. Daniel Waetge, coordenador da Comissão de Hipertensão pulmonar da Sociedade Pneumologia do Rio de Janeiro, e a dra. Maria Lucia Passarelli, diretora do departamento de pediatria infantil da Santa Casa de São Paulo.

 

Segundo o dr. Paulo Menezes, é fundamental a conscientização da população sobre a patologia, além de difundir informações entre médicos, para um diagnóstico correto e em tempo adequado.

 

Houve também o lançamento do livro “O que você precisa saber sobre Hipertensão Arterial Pulmonar”, de autoria do Presidente da ABRAF, Paulo Menezes. O dr. Eduardo Cançado fez a apresentação do livro, com um prefácio em que enfatiza a importância da informação para o correto diagnóstico e ressalta o trabalho que a própria Sociedade Paulista de Pneumologia vem desenvolvendo no Estado de São Paulo. 

 

A participação foi gratuita e as vagas para o Encontro de Hipertensão Pulmonar foram limitadas há 100 pessoas. Para inscrições, acessaram o site da ABRAF: www.respirareviver.org.br. Inscrição grátis.

                                                                                          

 

HAP

 

Doença pouco conhecida, passou a merecer maior atenção da classe médica a partir de 1990, quando foi fundada a Associação norte-americana de Hipertensão Pulmonar. Por ter sintomas muito parecidos, a doença é muitas vezes confundida com enfisema pulmonar ou asma.

 

No Brasil há vários centros de referência de tratamento. Em São Paulo, o Instituto Dante Pazzanese, o Instituto do Coração - InCor, a Unifesp e a Santa Casa de Misericórdia. No interior de São Paulo tem no Hospital de base de São José do Rio Preto, o Hospital Municipal Mario Gatti, em Campinas e a Unicamp. E em outros estados como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Distrito Federal e Rio Grande do Sul. 


1º Encontro Nacional de Amigos e Familiares de Portadores de Hipertensão Arterial Pulmonar

Data: 06 de setembro de 2008

Horário: das 08h30 às 18h

Local: Hotel Della Volpe

Endereço: Rua Frei Caneca, 1199 – Consolação – São Paulo

Inscrições: www.respirareviver.org.br

Crédito:Cris

Autor:Acontece - Chico Damaso

Fonte:Universo da Mulher