Rio de Janeiro, 28 de Abril de 2024

Especialista alerta sobre câncer bucal na mulher

Segundo estudos desempenhados pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), os tumores de origem bucal devem contabilizar 10.060 novos casos entre homens e outros 3.410 casos diagnosticados entre mulheres no ano de 2006.
 
O mesmo levantamento aponta para um número maior de casos concentrados entre homens brancos, com mais de 40 anos, tabagistas e que consomem bebidas alcoólicas com freqüência e em doses exageradas. O câncer bucal ocupa o 5º lugar no ranking de incidência entre pessoas do sexo masculino e o 8º lugar entre as mulheres.
 
 
Mônica Andrade Lotufo, coordenadora do Grupo de Atenção Especial ao Paciente Odontológico (GAEPO), da Universidade Ibirapuera, atua há seis anos junto ao setor de diagnóstico e tratamento de casos de usuários que freqüentam a clínica da instituição e que necessitam de encaminhamento especializado, como aqueles relacionados a terapêutica do câncer de boca.
 
Segundo a especialista, na maioria dos casos, a identificação da doença é realizada de forma tardia, já num estágio crônico, onde os sintomas mais freqüentes verificam através do surgimento de lesões ulceradas nos lábios, principalmente no inferior, ou na boca e que não cicatrizam no espaço de 7 a 14 dias. Isso pode comprometer a saúde do paciente, colocando até mesmo sua vida em risco.
 
Mônica Lotufo possui mestrado em Diagnóstico Bucal pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Semiologia também pela USP (2003).
 
Atua há dez anos como dentista responsável pelo ambulatório odontológico da empresa Klabin, fabricante de papel, onde desenvolve atividades de orientação aos colaboradores com foco em questões de saúde coletiva e prevenção ao surgimento de doenças como cárie e o próprio câncer da cavidade bucal.
 
Possui dezenas de artigos publicados em revistas nacionais na área de estomatologia e, em revistas internacionais, na área de diagnóstico.
 
 
·         câncer bucal
·         pacientes especiais (tratamento odontológico de cardíacos, diabéticos, deficientes mentais, etc.)
·         diagnóstico de problemas dentários
·         medicamentos fitoterápicos
 

Crédito:Helen Garcia

Autor:Dra. Mônica Andrade Lotufo

Fonte:Trama Comunicação