Rio de Janeiro, 27 de Abril de 2024

Pizzaria Encontros Cariocas

Sobrado
 
Tradicionalíssimo reduto da boemia, a Lapa onde os gourmets Thiago, Mariana e Carolina Cesario Alvim, trinca responsável pelo Carioca da Gema, ponto de encontro do melhor samba carioca,  abriram a pizzaria Encontros Cariocas. 

 

Na esquina da Av. Mem de Sá, o estabelecimento dos Cesario Alvim está instalado num sobrado secular, com vigas de madeira aparente, pé direito altíssimo, valorizando a sua arquitetura histórica.
 
Nas paredes, tijolinhos originais e paisagem pintada à mão. No salão, sete sacadas abertas com vista para a catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro e a iluminação dos postes de luz amarelecida da Rua do Lavradio. A Encontros Cariocas é uma casa que já surge com grife.
 
O cardápio foi desenvolvido a seis mãos pelas sócias Carolina e Mariana Cesario Alvim, estudantes de gastronomia, mais a consultoria do mestre pizzaiolo Ronaldo Ayres. Ayres, vencedor na Universidade de Bolonha do prêmio de melhor Pizzaiolo do Mundo fora das fronteiras italianas, é consultor de algumas dos melhores restaurantes do eixo Rio-São Paulo.
  
As pizzas vão agradar a gregos e troianos, ou seja, tanto a quem está na Lapa por causa do samba no pé e deseja dar uma esticada, quanto àqueles que desejam saborear cozinha sob o charme das redondezas dos Arcos.

 
 

O apreço aos detalhes e qualidade de serviço passa, antes de tudo, pela qualidade dos produtos utilizados, como o azeite italiano Paganini, a escolha e o treinamento da equipe de cozinha e garçons, além da contratação de um tirador de chopp que, durante 10 anos, pressionou o líquido dourado no tradicionalíssimo Bar Luiz. 
 
 
Cardápio (só para dar água na boca)
* O tomate seco em qualquer opção abaixo é desidratado na casa.
 
 Entradas
 
_ Encontros Cariocas _ rocambole de massa de pizza recheada com mussarela, tomate seco e manjericão.
 
_ Antepasto _ combinado de tomate seco, pimentão, berinjela e abobrinha. Acompanhado por fatias de pizza branca.
 
Pizzas
 
O freguês pode escolher pela massa padrão, com 250 gramas; fina, com 200 gramas; e grossa, com 300 gramas.
As bordas podem vir recheadas com catupiry.
E qualquer sabor de pizza pode ser servido em formato de calzone ou ainda é possível trocar a mussarela por mussarela de bufala.
 
_ Camarão com catupiry _ mini-moqueca de camarão acompanhada de molho de tomate.
 
_ Parma _ presunto cru com molho de tomate
 
_ Aliche _ queijo parmesão, aliche e molho de tomate. Acompanha rodela de limão
 
_ Margherita _ mussarela, molho de tomate e manjericão
 
Sobremesa
 
_ Banana _ rodelas de banana borrifadas com rum e polvilhadas de açúcar e canela.
 
 
 
PIZZARIA ENCONTROS CARIOCAS
 
Endereço: Av. Mem de Sá, nº 77, sobreloja 201
Horário: de quarta a domingo das 18 às 5h.
Tel: 3970 1281
Espaço total: 220 m2

 
Capacidade: aproximadamente 150 lugares _ 130 lugares sentados, mais um bar na entrada do salão com 20 lugares em banquinhos altos em torno da choppeira e do balcão de acepipes. O cliente poderá optar por beliscar alguma coisa no bar, enquanto toma um chopinho ou espera a pizza.
Formas de pagamento: dinheiro, cheque, cartões Visa e Mastercard, e para débito Visa Electron e Rede Shop
 
 
 

Crédito:Fatima Nazareth

Autor:Rafael Bezerra

Fonte:UM+UM Assessoria e Produção