Rio de Janeiro, 27 de Abril de 2024

São Paulo entra na rota do Turismo de Saúde

Hospitais de primeira linha, conceituados laboratórios, a última palavra em tecnologia e os grandes nomes da medicina brasileira, reconhecidos internacionalmente estão reunidos em São Paulo. Nem poderia ser diferente, a cidade que nunca dorme oferece infra-estrutura completa e abriga os melhores recursos do mundo quando o assunto é medicina. Além disso a capital e cidades vizinhas oferecem excelentes destinos turísticos com praia, campo, aventura, bem-estar, etc. O turismo médico é um casamento perfeito, para quem quer realizar alguns procedimentos médicos ou estéticos sem precisar tornar público para os amigos.
 
É justamente para facilitar o acesso da população brasileira, além dos interessados vindos de outros países, que entra no mercado a Sphera Internacional, empresa especializada em gestão de saúde: “A expectativa é atrair turistas internacionais e de outros estados, visto que outras regiões do país são carentes da soma dos melhores especialistas e da alta tecnologia concentrada em São Paulo”, afirma Morris Lifschitz, diretor da empresa.
 
 
Referência em Saúde
Através do Portal Turismo Médico (www.turismomedico.com.br), desenvolvido pela Sphera Internacional em três línguas – inglês, espanhol e português - o interessado terá acesso, com toda comodidade, aos dados sobre as especialidades médicas e procedimentos clínicos ou cirúrgicos disponíveis em São Paulo. O portal reúne dezenas de médicos e hospitais que são inclusive certificados pelas entidades mais conceituadas do mercado de saúde como a Joint Comission International (JCI) e pela Organização Nacional de Acreditação – ONA, entre eles, estão centros de referência como o Albert Einstein, Samaritano e Sírio Libanês.
 
Dados atestam a excelência da medicina brasileira. Na área de cirurgia plástica e estética, por exemplo, segundo informações da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o Brasil é o segundo país com maior número de cirurgias desse tipo realizadas no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. A média é de 500 mil cirurgias realizadas anualmente, o que comprova o constante aperfeiçoamento e a evolução tecnológica.
 
Parte significativa dos centros de referência em saúde brasileiros está concentrada no Estado de São Paulo. Mas a qualidade dos profissionais e serviços é bem abrangente. A medicina em São Paulo é exemplar em diversas especialidades: check-up, cirurgia bariátrica (redução de estômago), cirurgias plástica, dermatologia, medicina esportiva, oftalmologia, ortopedia, procedimentos de reabilitação, spas, transplante (implante) capilar e tratamentos dentário, entre outros.
 
Informações detalhadas sobre os procedimentos estão disponíveis no Portal Turismo Médico, que relaciona, também, os especialistas credenciados para atender as diversas necessidades médicas ou estética. O interessado pode obter informações personalizadas e com total sigilo através do e-mail disponível no site.
 
Apoio integral
Os profissionais da Sphera Internacional estão capacitados para orientar o interessado sobre todas as etapas da viagem a São Paulo, como detalha Lifschitz “acompanhamos desde a escolha do médico na especialidade pretendida até a reserva do vôo da hospedagem. E ainda, acompanhamento pessoal na chegada ao aeroporto e todos os procedimentos pertinentes ao tratamento: consultas, exames, tratamentos, cirurgias, recuperação e também após a volta para casa”.
 
Mas o trabalho da Sphera Internacional vai muito além. A empresa oferece um mix repleto de opções de turismo e lazer no estado de São Paulo ou em outros destinos turísticos brasileiros, que prometem garantir a diversão enquanto o paciente e seus acompanhantes precisam aguardar os resultados do procedimento ou cumprir repouso – as programações incluem viagens por cidades, praias, montanhas, ecoturismo, etc, mas se preferir o turista pode conhecer os pontos turísticos da cidade de São Paulo: roteiros gastronômicos elogiados mundialmente, shoppings, museus, parques, peças de teatro, basta escolher e a Sphera cuida de tudo: locais, horários, reservas.
 
Sobre o turismo de saúde
O turismo de saúde como ficou conhecido movimenta US$ 40 bilhões por ano em todo o mundo. Países como Índia, Tailândia e África do Sul realizam grandes investimentos na promoção do setor.
 
No Brasil os investimentos nessa fatia do mercado começam a tomar fôlego com ações que estão sendo promovidas pelo governo, através da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), e também pelas iniciativas do setor privado. A Sphera Internacional é a primeira empresa privada a oferecer de forma organizada os serviços de saúde e turismo no Brasil.
 
Segundo dados da Embratur, em 2005 o Brasil recebeu 48,6 mil turistas internacionais para procedimentos médicos.
 
 
 
 
 

Crédito:Fatima Nazareth

Autor:Léia Santana

Fonte:ComunicArte Assessoria de Comunicação