Rio de Janeiro, 19 de Abril de 2024

O hábito de mud@r o hábito

Segundo William James (1840-1910), filosofo, pedagogo, psicólogo e um dos fundadores do pragmatismo norte-americano, 99% das nossas atividades são puramente automáticas e habituais. Se considerarmos o hábito como “uma disposição adquirida,pela repetição,para conservar ou reproduzir,com facilidade crescente,atividades exercidas anteriormente”,concluiremos que a mudança é uma porta,cuja chave está pelo lado de dentro.
 
Ciente de que a tendência, o interesse e a atenção são componente decisivos para  a formação dos hábitos, podemos afirmar que o nosso destino está em nossas mãos, ou melhor, o nosso destino está em nossa mente.Lembrete: para fazer omelete é preciso quebrar os ovos.
 
Mudando de assunto.
Celebrizado como pintor da Última Ceia e da Mona Lisa,com seu enigmático sorriso, o italiano Leonardo da Vinci (1452-1519) pode ser considerado o profeta da criatividade e o pai da moderna expressão empregabilidade – soma das competências e habilidades individuais.
 
Foi inventor, cientista, escultor, engenheiro, músico, desenhista, cartógrafo, matemático e  arquiteto,além de dominar outras áreas,como a física,astronomia, zoologia,botânica e fisiologia. A sua fértil imaginação, e curiosidade, o fez viver séculos à frente de seu tempo.As atividades artísticas são modelos exemplares da diversidade.
 
Mudando de assunto.
Consciente de que as constantes mudanças estruturais exigem questionamento, ousadia e humildade, os candidatos à uma carreira bem sucedida precisam se adequar ao novo perfil do profissional empreendedor.A mobilidade do beija-flôr,a consciência de ser um eterno aprendiz,a determinação do alpinista,o espírito de equipe do vôlei,a ética e a cidadania de apóstolo e o uso da  “matéria-prima” mais usada pelos amantes das artes – a emoção –, são valores indispensáveis no mundo dos negócios..As quatro estações do ano fazem da natureza o exemplo maior da necessidade,e das vantagens, das transformações.
 
Mudando de assunto.
O fluxo de tecnologia através da prática do comércio internacional é um excepcional valor que  as empresas agregam,pois já não basta mudar de direção, é preciso aumentar  velocidade. A certificação da ISO (International Organization for Standardization),cujo fundamento básico é – escreva o que,e como você faz, e faça como você escreveu – é ingrediente indispensável da receita da excelência organizacional.As empresas que não se adequarem à nova versão da ISO.9000, até o  dia 14 de dezembro, correm o sério risco de perderem a certificação e, consequentemente, clientes.
 
Mudando de assunto.A consolidação da marca Made In  depende,também, de políticas e ações  governamentais,que podem ser motivadas pela “simples” reflexão  da célebre frase do orador,político e prosador romano Cícero (106-43 a.C.) – “temos que equilibrar o orçamento,proteger o tesouro,combater a usura e reduzir a burocracia. Caso contrário afundaremos todos”.
Pelo jeito, o então imbatível  Império Romano, não fez o sugerido dever de casa.
 
Mudando de assunto.
A mais espetacular revolução da história da humanidade foi protagonizada pelas mulheres que, nas últimas décadas, invadiram o mercado de trabalho e deram à luz um novo estilo de vida mundial, obrigando as empresas a desenvolverem inovadoras estratégias mercadológicas.. 
 
Uma dessas profissionais é a Secretária, que será homenageada neste mês pela passagem de sua data comemorativa, e pela nova silhueta gerencial da atividade que exige competência, habilidade especial no relacionamento com as pessoas e a clássica simpatia – marca registrada da profissão.
 
Nessa homenagem vale a pena destacar  a frase daquela talentosa e simpática comediante da TV brasileira: “está provado que eu não sou apenas um rostinho bonito,mas que aqui tem muita cuca no lance”. Mudando de assunto. Encerro o assunto com a convicção de que o segredo do sucesso profissional, e empresarial, encontra-se no hábito de mudar o hábito.  
 
 
 
      *   Consultor de Empresas e de Órgãos Públicos,Professor e Advogado
 
           e-mail:  faustino.vicente@terra.com.br  -  tel.(011) 4586.7426 

Crédito:Faustino Vicente

Autor:Faustino Vicente

Fonte:Universo da Mulher