Rio de Janeiro, 20 de Abril de 2024

Inverno esconde armadilhas para a pele e a boa forma

Especialistas dão dicas sobre alimentação, hidratação e tratamentos

As pessoas tendem a se cuidar menos durante o inverno. Para não ganhar uns quilinhos extras, preservar a pele bonita e manter a boa forma durante a estação, confira as dicas de três especialistas da rede de clínicas de estética Onodera.
 

Alimentação – a nutricionista Ione Leandro de Queiroga alerta que é muito importante manter uma dieta equilibrada para não temer a balança.

“Tão difícil quanto emagrecer é manter o peso.” Por isso, é necessária muita cautela para não cometer certos abusos, especialmente com algumas delícias típicas da estação como os fondues ou os chocolates quentes, por exemplo.

“Tudo pode ser consumido, desde que haja moderação. E se um dia a pessoa cometer algum exagero, basta fazer a compensação no dia seguinte, optando por refeições mais leves”, diz a especialista.

Se para algumas pessoas o clima não parece muito propício a saladas, a nutricionista recomenda legumes no lugar de folhas. “Uma porção de abobrinha, cenoura e brócolis no vapor tem aproximadamente 80 calorias. É uma excelente fonte de vitaminas A e C, minerais e fibras. Uma combinação super adequada”, diz Ione, que sugere também arroz integral e uma porção de carne magra grelhada, como complemento. Outra dica dela é poder abusar dos chás entre uma refeição e outra. “O chá-verde, de hortelã, camomila e até o de carqueja são boas opções por serem digestivos”.

Os de semente de linhaça, erva-doce e capim-cidreira ajudam no funcionamento intestinal. Para o jantar, as sopas ou os caldos são os pratos mais indicados. “À noite, gastamos menos energia, por isso é importante uma alimentação menos calórica também. As sopas, se preparadas com os ingredientes adequados, são ideais”. Alimentos ricos em carboidrato e gordura devem ser restritos nas receitas.

Hidratação – em dias mais frios, banhos mais demorados e com água muito quente são freqüentes, causando o ressecamento da pele. O dermatologista Abdo Salomão Jr. explica que essa rotina contribui para a retirada da camada de gordura da cútis, o que agrava o problema, e recomenda banhos rápidos e com água morna.

Ele também diz que, durante a noite, uma boa dica para evitar a pele quebradiça consiste em utilizar um creme hidratante à base de colágeno, vitamina C, elastina e uréia.

“No rosto, as áreas mais sensíveis ficam próximas aos olhos, orelhas, nariz e lábios. O pescoço é outra região delicada, bem como ombros, costas e dorso dos pés”, explica Abdo.

Os hidratantes podem ser oclusivos (cremes mais densos e gordurosos, à base de vaselina, ceras e óleos) ou umectantes (compostos de substâncias mais leves e com capacidade de reter água). O rosto deve ser higienizado com água fria e loção ou gel de limpeza com ação profunda.

Tratamento – a fisioterapeuta Ingrid Peres recomenda, para a manutenção da boa forma, não abandonar alguns tratamentos estéticos. Uma das novidades da rede Onodera ajuda no combate à celulite, flacidez e gordura localizada.

“O PowerShape reúne três diferentes tecnologias e pode ser aplicado no abdome, nos braços, glúteos, parte posterior, anterior e interna das coxas”, explica Ingrid. O aparelho promove a quebra das moléculas de gordura e ajuda a estimular a produção das fibras elásticas e o colágeno, que são responsáveis pela sustentação da pele.

Outro procedimento simples que também garante bons resultados é a massagem de drenagem linfática. “Além de ser relaxante, melhora a circulação sanguínea, elimina as toxinas do corpo e diminui o inchaço. Ótima para amenizar as celulites e tratar a gordura localizada”, diz a especialista. Ela recomenda até três sessões por semana. E insiste na importância de adotar uma dieta equilibrada e de praticar alguma atividade física.

 

Crédito:Cris Padilha

Autor:Marco Berringer

Fonte:Universo da Mulher