Rio de Janeiro, 28 de Março de 2024

Cirurgia de pálpebra

 
A Blefaroplastia, nome técnico para cirurgia de pálpebra, tem feito a cabeça de quem busca um rejuvenescimento eficaz.
 
Indicada para pessoas com mais de 30 anos, o procedimento retira bolsas de gordura ou pele em excesso na região dos olhos que deixam a pele caída e aspecto de envelhecimento. De acordo com o cirurgião plástico, Cláudio Bicudo, é fundamental que as expectativas sejam realistas.
           
A partir dos 30 anos, é comum aparecerem bolsas de gordura na região dos olhos. Pessoas mais jovens também podem apresentar esses sinais se houver uma tendência familiar.
 
Conheça os resultados da Blefaroplastia
 
     
         
 
     
 
Entretanto, os melhores candidatos para a cirurgia de pálpebra são homens e mulheres fisicamente saudáveis, psicologicamente estáveis e, principalmente, realistas em suas expectativas.
 
A cirurgia de pálpebra melhora a aparência e a autoconfiança, através de um olhar mais alerta e jovem que permanecerá por anos”, explica Dr. Cláudio Bicudo.
           
Para muitas pessoas, estes resultados são permanentes. 
 
Porém, é essencial que o paciente deixe claro para o cirurgião plástico o que almeja para que não haja dúvidas.
 
Hesitar em pedir qualquer informação, inclusive quanto às expectativas e interesses sobre os resultados pode ser prejudicial. Estes cuidados devem esclarecer mitos e desfazer expectativas incorretas”, elucida o médico.
           
O procedimento dura em torno de 90 minutos.
 
Para começar, o cirurgião marca o trecho de pele das pálpebras superiores que serão retirados.
 
Na Blefaroplastia transconjuntival, a incisão é realizada dentro da pálpebra inferior permitindo o acesso a gordura que é removida com instrumentos muito delicados.
 
A pele não é removida, e a incisão é fechada com uma sutura absorvível.
 
Após a cirurgia, o uso de óculos escuros e a utilização de compressas frias diminuem a intensidade do edema.
 
 
 
Nos quatro primeiros dias após a cirurgia, é comum um forte inchaço na região dos olhos. Manter a cabeça elevada nos primeiros dias e evitar atividades que elevam a pressão sanguínea, como dobrar o corpo para baixo, levantar peso e fazer exercícios atléticos muito fortes também ajudam na recuperação” – explica Dr. Bicudo.
           
Normalmente, a cirurgia de pálpebra é realizada em regime ambulatorial, sem necessidade de internação.
 
Durante o procedimento, é anestesiada apenas a área ao redor dos olhos, complementada por sedativos orais ou intravenosos.
 
O paciente permanecerá acordado durante a cirurgia, mas relaxado e insensível a dor. É possível que se sinta alguma náusea ou desconforto durante o procedimento.
           
Segundo Dr. Bicudo, a Blefaroplastia é contra indicada para pessoas que tenham problemas de tiróide, falta de lágrimas, pressão alta, doenças circulatórias, doenças cardiovasculares, diabetes, doenças da retina e glaucoma, entre outros.
 
“Solicitar consulta com cardiologista, oftalmologista e uma avaliação clínica cuidadosa antes de qualquer cirurgia faz parte de qualquer procedimento pré-operatório”, ressalta o cirurgião plástico, e relembra que o procedimento pode ser realizado isoladamente ou em conjunção com outros procedimentos faciais como Lifting, Toxina Botulínica ou elevação das sobrancelhas.
 
 
    
 

Crédito:Anna Beth

Autor:Marina Scotelaro

Fonte:DMC 21