Rio de Janeiro, 29 de Março de 2024

Cuide de sua pele nesse verão

Cuide de sua pele nesse verão
Dermatologista indica cuidados fáceis e rápidos que você deve ter para proteger sua pele nesse verão, garantindo um bronzeado bonito com segurança
 
Esse verão promete mais calor que nunca e as pessoas, principalmente, as mulheres já estão começando a se preparar para fazer bonito na praia e na piscina. Muita gente está apelando para o bronzeamento artificial, realizado em clínicas estéticas, mas essa não é uma boa opção.
 
A dermatologista da Oncocamp, Dra. Eliane Moreno, dá dicas de cuidados simples que podem ser feitos para garantir um bronzeado saudável mantendo a saúde de sua pele. “Tomar um pouco do sol ajuda nosso organismo em algumas atividades, como na produção de vitamina D, por exemplo”, explica.
 
Isso acontece porque o precursor da vitamina D fica armazenado na superfície da pele e é encontrado em pouca quantidade nos alimentos. Quando os raios UV do sol chegam à pele o precursor transforma-se em vitamina D3, que será distribuída por todo o organismo. Por isso, se expõem ao sol as crianças e idosas, que possuem alto risco de carência desta vitamina. Sua carência leva a um crescimento mais lento das crianças e um desenvolvimento anormal dos ossos, conhecido como raquitismo, podendo causar osteoporose.
 

“Mas isso não significa que tomar sol demais é benéfico à saúde. As pessoas devem tomar cuidados para não causar danos à pele, como queimaduras. O próprio bronzeado é um dos sinais de defesa do corpo, pois o nível de melanina no órgão aumenta como forma de protegê-la de mais agressão”, detalha.
 
Por isso, a melhor forma de curtir a praia e a piscina sob o sol é utilizando o protetor solar e reaplicando a cada quatro horas ou após transpirar muito. “Devemos tomar mais cuidado com a pele do rosto, pescoço e colo, que geralmente são mais sensíveis. Nessas áreas devemos passar um protetor com fator mais alto que no restante do corpo”, afirma.
 
Além disso, deve-se evitar os horários em que o sol é mais forte, entre as 10h e 15h, devido a destruição da camada de ozônio, que colabora para potencializar os efeitos nocivos do sol. “Tudo o que é feito em excesso provoca problemas no organismo. A mesma regra vale para a exposição solar. Você nunca vai conseguir um bronzeado bonito e duradouro ficando o dia todo na piscina, por exemplo. Fazendo isso, você vai conseguir uma bela queimadura, com possibilidade de desenvolver bolhas e febre. Você consegue ficar morena sem prejudicar seu corpo com apenas 10 minutos de exposição solar diária. Demorará mais para você ver os resultados, mas será mais duradouro e garantido”, garante.
 
Eliane explica que o excesso de sol origina pintas e manchas na pele, que são propensas a desenvolver câncer nesse órgão. “Todo cuidado é preciso”, alerta. “O protetor solar não vai impedir sua pele de ficar bronzeada e vai protegê-la dos fatores prejudiciais que o sol oferece”, complementa.
 
A médica ainda lembra que a alimentação também é importante. “Devemos estar sempre bem hidratados, com a ingestão de água e sucos, fazer refeições leves e saudáveis, com frutas, legumes e verduras, usar um bom hidratante e não tomar banhos muito longos e quentes”, alerta.
 

 

Crédito:Juliana Gomes

Autor:Juliana Gomes

Fonte:Universo da Mulher