Rio de Janeiro, 16 de Abril de 2024

Proteção Solar - os cabelos também agradecem

Proteção Solar - os cabelos também agradecem
Muito se fala sobre a importância da proteção solar da pele, mas esquecem que os cabelos também precisam de cuidados deste tipo que, aliás, também valem para o ano todo.
 
O excesso é apontado como o fator principal pelos danos causados na pele ou no cabelo que não devem permanecer expostos por períodos muito longos à ação do vento, sol, areia, água salgada ou água com cloro, estes eleitos os verdadeiros vilões da beleza por agredirem a fibra capilar, alterando a elasticidade, hidratação, maciez, brilho e até mesmo a cor do cabelo deixando-o com aspecto ressecado, sem brilho, áspero, enfraquecido e desbotado. 
 
Engana-se quem pensa que a despigmentação capilar é exclusividade dos indivíduos morenos, pois os louros, quando expostos à radiação ultravioleta, também percebem mudanças na estrutura dos fios - os cabelos castanhos tendem a desenvolver nuances avermelhadas pela foto-oxidação dos pigmentos de melanina e os louros desenvolvem o foto-amarelecimento, uma descoloração amarela desencadeada pela foto-degradação da cistina, tirosina e resíduos de triptofano da raiz loura. Lembrando ainda que a luz do sol também pode mudar a cor dos cabelos tratados com colorações, permanentes ou semi-permanentes em decorrência da exposição dos raios ultravioletas. 
 
Abrir mão da exposição aos raios UVA e UVB não tem jeito mesmo, pois até as lâmpadas florescentes, muito comuns em casas e escritórios, propiciam os efeitos nocivos da radiação que danifica os fios. Mas isto não é motivo para desespero, pois existem no mercado shampoos e condicionadores com filtro solar que têm por propósito amenizar os danos causados à melanina e à queratina, desencadeados pela ação dos raios ultravioleta. Produtos deste tipo têm como objetivo preservar não somente a cor, mas também a estrutura da raiz do cabelo evitando a oxidação dos fios. "Para proteger os fios é recomendado, além de shampoos e condicionadores com filtro solar, o uso de um produto leave-in na mesma condição, pois o mesmo permanecerá no cabelo garantindo proteção intensa", orienta Dr. Marcelo Schulman, master em dermofarmácia e tecnologia de cosméticos. Schulman recomenda ainda que as pessoas dêem preferência aos produtos com filtro solar quaternizado, um princípio ativo desenvolvido especialmente para atender as necessidades de proteção contra os raios UV no cabelo, apontados como os causadores de lesões à cutícula.
 
Em casos de cabelos muito danificados, o ideal é recorrer aos cuidados de um profissional, antes que o caso se agrave ainda mais. "É comum as pessoas tentarem recuperar a saúde dos fios em casa e acabarem danificando-os ainda mais, daí a importância de recorrer a um profissional de estética capilar ou um cabeleireiro experiente que irá tomar as providências necessárias, após uma análise minuciosa", alerta o cosmetólogo. "Além do mais o profissional saberá recomendar também os produtos mais indicados para o cliente realizar a manutenção em casa", completa o especialista.
 
 
* Procure no rótulo os seguintes ingredientes que são essenciais para preservar a vida dos fios e que não podem faltar no seu produto:
 
 
Filtro Solar Quaternizado -
Princípio ativo desenvolvido especificamente para proporcionar proteção solar aos fios, melhorar a penteabilidade e, nos cabelos tingidos, prolongar o efeito da coloração obtida. Bloqueia a ação dos raios ultravioletas.
 
Proteínas (ex.: trigo, seda etc.) -
Excelente reparador das escamas de queratina do cabelo. Nutre, protege, revitaliza, controla o volume e o corpo do fio, auxilia na propriedade de retenção de água nos cabelos, proporciona maior flexibilidade e penteabilidade.
 
Ceramidas -
Mantém as escamas do fio unidas.
 
Vitamina E -
Antioxidante que ameniza os efeitos dos raios de sol entre outros agentes externos.
 
Pantenol -
Aumenta o brilho e a maciez dos fios, além de auxiliar no fortalecimento capilar.
 
Aloe Vera -
Evita a desidratação da fibra.
 
Silicone -
Impede a perda de água, assim como a entrada de agressores externos.
 
Extratos Vegetais -
Suavizam o fio e proporcionam hidratação.
 
Óleos Vegetais -
Garantem brilho, maciez e hidratação.
 
 
_______________________________________________________________
 
Consultoria: Dr. Marcelo Schulman - Mestre em Dermofarmácia e Tecnologia de Cosméticos e Diretor-Presidente da Vita Derm
 
 
 
 

Crédito:Anna Beth

Autor:Kelly Cristina da Costa

Fonte:VD Com