Rio de Janeiro, 28 de Março de 2024

Cotovelos à mostra

Cotovelos à mostra
Os cotovelos são regiões de articulação sujeitas às mais diversas escoriações e atritos, além de serem locais onde o acúmulo de melanina aumenta devido à queda do Ph da pele, causando o escurecimento, ressecamento e a descamação, não podendo esquecer da flacidez.
 
Para ter cotovelos lindos e perfeitos, a esteticista Cristianne Melo, do Centro de Tratamento Capilar e Estético Fashion Way, aconselha o uso de bucha vegetal durante o banho. Este procedimento remove as células mortas, melhora a irrigação sanguínea e evita que seus cotovelos ganhem destaque pela aparência esbranquiçada e pela aspereza.
 
"É importante o uso diário de uma boa quantidade de hidratante na área do cotovelo para garantir a maciez, a coloração uniforme, a elasticidade e, é claro, o aspecto bem cuidado de sua pele", sugere a esteticista. Mas para quem já está com os cotovelos ásperos, hidratação é a boa pedida. "Trabalho fazendo uma limpeza na pele, depois uma esfoliação a base de uréia e logo a seguir, coloco a cliente no vapor de ozônio para rejuvenescer a pele", explica Cristianne.
 
Segundo o Dr. Francesco Mazzorone, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e membro da equipe do Dr. Ivo Pitanguy, procedimentos cirúrgicos para tirar a flacidez dessa área é recomendado em casos muitos específicos, já que é uma região complicada por ser de dobra. "A  cirurgia só é indicada à pacientes com excesso de  pele, a chamada pelanca, no local. O procedimento é rápido, indolor e o paciente pode ir embora para casa no mesmo dia. Não é aconselhado para qualquer um porque a pouca quantidade de pele deixará uma cicatriz grande e grossa. Mas há tratamentos estéticos que ajudam na aparência", diz o médico.
 
Quando o assunto é distúrbios de pigmentação,  Dra. Liane Junqueira, membro da Sociedade Brasileira de dermatologia, membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, membro titular e fundadora da Sociedade Brasileira à laser em Medicina e Cirurgia, recomenda o peeling leve ou soluções de jessner para atenuar o escurecimento na área. "O uso de produtos a base de fórmulas ácidos glicólicos ou retinóicos são ótimos no tratamento. É preciso analisar o grau da pigmentação - geralmente estão ligados a caráter raciais e traumáticos - para depois passar o tratamento adequado". 
 
Outra doença que atinge a área do cotovelo é a psoríase. De acordo com a Dra. Liane, a doença se manifesta na pele em forma de pequenas placas avermelhadas recobertas por descamação esbranquiçada. Existem várias formas de tratamento, desde pomadas até medicamentos injetáveis ou banhos de luz, fototerapia. "Caracterizada pelo espessamento da epiderme, a psoríse pode se manifestar em diversas áreas do corpo, principalmente nos cotovelos. É considerada uma doença crônica e o melhor a fazer é procurar imediatamente um dermatologista".
 
 
Serviços:
Dr. Francesco Mazzarone
Rua Visconde de Pirajá, 152 /601
Cons.: (21) 2521-9395
Fashion Way
Rua Visconde de Pirajá, 82 loja 111 Ipanema
Telefones: 2523-2570 / 2227-6799
 
Benessere Clinic
Dra. Liane Junqueira Mazzarone 
Rua Visconde de Pirajá, 152 / 601
Tel.: (21) 2521-9395

Crédito:Kenia Pinheiro

Autor:Kenia Pinheiro

Fonte:DMC21