Rio de Janeiro, 28 de Março de 2024

O que é a cirurgia plástica da intimidade?

O que é a cirurgia plástica da intimidade?

A cirurgia plástica da intimidade não é uma novidade no meio médico, mas apenas, recentemente, o tema vem chamando a atenção da sociedade devido às discussões relacionadas à qualidade de vida.
 
A procura por esse tipo de cirurgia vem aumentando, nos últimos 5 anos, porque os brasileiros estão mais preocupados com a sua qualidade de vida, o que implica também em qualidade de vida sexual”, afirma o cirurgião plástico Lecy Marcondes Cabral.
 
A técnica, originalmente, desenvolvida na França pelo cirurgião plástico Jean Pierre Fournier, vem sendo aprimorada e, hoje, o procedimento é realizado, rotineiramente, no Brasil, oferecendo segurança total aos pacientes que se submetem a ele.
 
Para entender o transtorno físico e psicológico de um órgão sexual  mal formado, o cirurgião destaca que o assunto causa muito sofrimento às pacientes: “dor física e psicológica.
 
O tema ainda é um grande tabu entre as mulheres.
 
Conheço casos de filhas que não relatavam o problema às mães e de esposas que não discutiam o assunto com o marido”.
 
A cirurgia plástica da intimidade é recomendada para diversos casos. A seguir, Lecy Marcondes Cabral, que também é fellow do Colégio Internacional de Cirurgiões, descreve os casos mais comuns entre o público feminino:

Grandes lábios
 
- a labioplastia é a cirurgia para redução do tamanho e espessura dos grandes lábios. Quando muito volumosos pode ser feita uma lipoaspiração. O tempo cirúrgico médio é de 30 minutos. Repouso: dois dias em casa. Recuperação: uma semana. Esforços físicos devem ser evitados por 15 dias. Relações sexuais, após um mês.
 
Monte de Vênus volumoso
 
- o excesso de gordura localizada sobre o púbis interfere na aparência estética da região pubiana e deixa incomodada a maioria das mulheres que têm esse problema. A correção é feita através da lipoaspiração, com anestesia local. O tempo cirúrgico médio é de 15 a 30 minutos. O procedimento pós-operatório é o mesmo da labioplastia.

Alargamento vaginal
 
- em geral, as mulheres que optaram pelo parto normal e aquelas com mais idade costumam apresentar esse problema. A correção é feita através da retirada de mucosa e fechamento do músculo, com peridural e sedação. O tempo cirúrgico médio é de 30 a 60 minutos. A paciente só deve retornar às suas atividades normais após 48 horas. Deve guardar repouso e não fazer exercícios por 15 dias. Abstinência sexual de 45 dias.

Diminuição do volume dos grandes labios
 
- é comum em mulheres idosas, causando aspecto antiestético. O problema é bem solucionado com enxerto de gordura da própria paciente, restaurando o volume dos lábios e recuperando a anatomia da região. Como as demais, a cirurgia pode ser feita em consultório ou clínica, com anestesia local. Repouso simples e retorno imediato às atividades.

Hipertrofia ou crescimento exagerado dos pequenos lábios
 
– a correção é realizada com a diminuição dos pequenos lábios, sendo o resultado, muito gratificante. É retirada uma pequena quantidade da mucosa dos lábios na região escurecida, com anestesia local. Não exige repouso e a volta às atividades normais pode ser imediata. O procedimento demora em torno de 30 minutos.
 
 
Lecy Marcondes Cabral
 
Com 23 anos de profissão, o paulistano Lecy Marcondes Cabral é mestre em cirurgia plástica pela Escola Paulista de Medicina, onde apresentou dissertação sobre o emprego da pele sintética para o tratamento de queimados. Integra o Corpo Clínico do Hospital e Maternidade São Luiz – onde também compõe a Comissão de Ética Médica – e do Hospital Israelita Albert Einstein. É o diretor da Clínica Integrada de Cirurgia Plástica São Paulo.
 

 
Clínica Integrada de Cirurgia Plástica São Paulo
Endereço: Rua Dr. Sodré, 122. Conjunto 75.
Vila Nova Conceição.
Atendimento: De segunda a sexta.
Horário: 08h30min às 18h30min horas.
 
 
 

Crédito:Anna Beth

Autor:Márcia Wirth

Fonte:Márcia Wirth