Rio de Janeiro, 28 de Março de 2024

Voce quer ter um sorriso perfeito?

Se você pensa que um sorriso perfeito é apenas obra de Deus, está enganado. A beleza, hoje em dia, não é mais privilégio de alguns. Uma boca bonita, com dentes bem feitos e luminosos e irradiando um sorriso contagiante é muito mais fácil de se conseguir atualmente e está ao alcance de todos.
         
 
De acordo com o professor José Henrique Cavalcanti, especializado em implantodontia, um belo sorriso é a integração e a proporção entre os elementos orofaciais -  dentes, lábios, gengiva e curvatura de abertura da boca - aliados a outros conceitos que devem ser levados em conta, como a importante influência de fatores psicológicos que podem ressaltar ou afetar a aparência estética.
         
 
“Deve-se levar em conta que a imagem mental da própria aparência (auto-estima) – acrescida do padrão de beleza e dos modismos da época, impostos pelos meios de comunicação – contribui para atualizar e favorecer em dado momento a preferência estética. Se problemas orofaciais estão causando algum tipo de transtorno na vida de uma pessoa, a odontologia moderna tem o compromisso de restituir o conforto, a estética e, até mesmo, a auto-estima”, analisa.
         
 
Um destes problemas é a falta dos dentes, que tem conseqüências graves não somente para a função, mas sob o ponto de vista estético. Esteticamente, ela causa diminuição da altura da face; perda da espessura dos lábios, provocando o seu adelgaçamento (os lábios ficam mais finos). Perda da tonicidade dos músculos e conseqüente aumento dos sulcos da face, propiciando envelhecimento precoce e fisionomia triste, mesmo com a boca fechada.
 
 
A solução são as novas técnicas, que utilizam materiais restauradores de porcelana, em conjunto com os implantes ósseo-integrados, podendo devolver ao paciente um ou mais dentes perdidos por cárie doença gengival e traumas. Para os que desejam uma solução rápida – ou têm medo de dentista – o procedimento pode ser associado a um tratamento com sedação intravenosa (o paciente dorme durante todo o tratamento, que é executado por um médico membro da equipe).
         
 
O aumento ou a diminuição do tamanho dos dentes é outro problema que pode ser facilmente solucionado, utilizando-se os modernos protocolos de tratamento como cirurgias plásticas gengivais, que modificam o posicionamento da gengiva com relação à abertura dos lábios, ao sorrir.
 
 
Ao contrário do que se tem divulgado na mídia, deve-se evitar a técnica de desgaste de esmalte dentário, um elemento natural precioso e muitas vezes insubstituível. As modernas técnicas de reabilitação oral, aliadas à reconstrução estética, podem restituir a estrutura original dos componentes orais, obtendo-se harmonia e beleza, elementos de um belo sorriso, finaliza o professor.
 
 
 
 
Dr. José Henrique Cavalcanti
Rua Tavares Macedo, 95 – sala 609 - Icaraí
Tel: 2710-4215
 


 

Crédito:Núcia Ferreira

Autor:Núcia Ferreira

Fonte:DMC21 – ASSESSORIA, COMUNICAÇÃO E MARKETING