Rio de Janeiro, 29 de Março de 2024

Um novo significado para a cirurgia plástica

Um novo significado para a cirurgia plástica

 

 


Hoje, podemos afirmar que a cirurgia plástica é um dos instrumentos da sociedade moderna para elevar a auto-estima e o bem-estar do indivíduo, fazendo com que ele conviva melhor com sua própria imagem. Quando esta especialidade médica iniciou seus trabalhos, os cirurgiões não falavam em estética, bem-estar, beleza, pois a importância da auto-estima não era tão difundida socialmente. O discurso era  reparar as deformidades.

Em mais de vinte anos de medicina, pude observar que independente da posição social, as pessoas agem de maneira muito semelhante quando o assunto é a própria imagem. Depois de garantir a satisfação das necessidades básicas, o ser humano busca estar bem com sua aparência. É neste momento que cresce a importância da cirurgia plástica, reparadora ou estética, ambas têm o mesmo peso. 

A mudança exterior não é apenas voluntarismo. Quem nasceu com um nariz muito grande ou com a orelha acentuadamente para frente não considera a cirurgia plástica apenas uma vontade, e sim, uma necessidade. A cirurgia plástica é importantíssima para as pessoas diante do trauma. O trabalho do cirurgião é o de mostrar que “o normal” é o que não se nota, para que estas pessoas possam se sentir bem. 

Em meio a este processo de valorização social da auto-estima, o cirurgião plástico tem que estar atento aos excessos e às más indicações dos procedimentos cirúrgicos, que sempre devem ser evitados para o bem do paciente. Por isto, além de uma boa formação técnica, o cirurgião plástico tem de ter uma consistente formação ética. Se o paciente disser que tem o nariz grande, cabe a ele julgar o próprio nariz. Ao médico cabe a avaliação profissional e a conduta ética de indicar ou não uma intervenção cirúrgica a este paciente. O papel do cirurgião plástico é estabelecer se os anseios do paciente são reais, que tipo de tratamento é mais indicado para cada caso e mostrar que a cirurgia plástica é um tratamento médico, com limitações e riscos.

 


 

*Por Ruben Penteado é cirurgião plástico, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, diretor do Centro de Medicina Integrada.

 


 

SERVIÇO:

Centro de Medicina Integrada
Endereço: Rua Tuim, 929
Moema
São Paulo-SP
Tel: (11) 5535 0830
www.medintegrada.com.br

 

Crédito:Cris Padilha

Autor:Márcia Wirth

Fonte:Universo da Mulher