Rio de Janeiro, 29 de Março de 2024

Procura por prótese de silicone aumenta

Procura por prótese de silicone

aumenta a cada ano

 

  

 

 

Ter seios volumosos e bonitos tornou-se quase uma obsessão no meio das mulheres. Isso pode ser confirmado pela procura deste tipo de cirurgia nesta época do ano, onde aumenta cerca de 40% o movimento nos consultórios da cidade.

O cirurgião Cláudio Bicudo, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e diretor médico da Clínica de Cirurgia Plástica de Ipanema, alega que as cariocas são as mulheres que mais se preocupam com a estética no país.  

“A praia, o sol, a descontração da cidade e até mesmo o espírito de liberdade da mulher carioca faz com que ela se destaque em matéria de saúde, beleza e cuidados com o corpo, mas é importante frisar que cirurgia plástica e procedimentos estéticos possuem - aliás, como tudo na vida - limites. A cirurgia é uma opção valiosa para proporcionar beleza e auto-estima, entretanto deve possuir indicações e os pacientes precisam se conscientizar de que milagres não existem” diz o cirurgião. 

“Uma despeitada feliz". É assim que se define a modelo, atriz e apresentadora Adriane Galisteu sobre seus seios sempre que é entrevistada sobre o assunto. Ela garante que esta feliz com seus seios pequenos e que nunca pensou em colocar prótese por estar satisfeita com a forma natural de seu corpo. No carnaval do ano passado, dentre as rainhas de bateria das escolas de samba no Rio e em São Paulo, que exibiram seios volumosos à base de silicone, Galisteu atravessou a Avenida com seu tamanho "P" com graça. Consciente, ela diz não ter nada contra mulheres que implantam silicone. O importante, segundo a apresentadora, é respeitar o corpo e fazer o que achem melhor para ele.

No entanto, Galisteu parece ser a exceção. O implante de silicone nos seios promete continuar reinando absoluto no carnaval carioca tamanha a procura pelo procedimento nas clínicas do Rio. Só na Clínica de Ipanema, do cirurgião Cláudio Bicudo o movimento subiu em 40% comparado a outros períodos do ano. Segundo Bicudo, que é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o mulherio está cada vez cada mais afoito e quer tamanhos 44 e 46, ou seja, próteses acima de 400ml. Detalhe, não são somente as cariocas que se renderam a uma frente turbinada. Estrangeiras européias e de Angola também passam por lá querendo o modelo brasileiro

 

Aos 33 anos, Bicudo integra a leva de jovens experientes cirurgiões que fazem sucesso e pertencem ao seleto grupo de membros titulares da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Filho do cirurgião Roberto Bicudo praticamente acompanhou o pai nas salas de cirurgia desde a vida acadêmica e hoje comanda a badalada Clínica de Ipanema, onde atende pacientes do Brasil e do exterior.  

 

 

O cirurgião Cláudio Bicudo responde com exclusividade para o

“ Universo da Mulher”

questões relacionadas ao implante de silicone nos seios e cirurgia plástica.

O silicone nos seios foi uma das marcas do Carnaval de 2008 e promete continuar em alta para a próxima folia de Momo. Há essa demanda em seu consultório?

Cláudio Bicudo – Nos últimos anos houve um destaque para as próteses mamarias no carnaval. Devido a grande exposição do corpo, esse tipo de cirurgia é muito procurada. E não somente as mulheres que saem na avenida buscam o procedimento, mas também aquelas que querem estar bem consigo mesmas.

Só na Clínica de Ipanema o movimento subiu em 40% comparado a outros períodos do ano.

 

Elas tem procurado seios cada vez maiores?

As mulheres estão cada vez cada mais propensas ao modelo americano e querem tamanhos 44 e 46, ou seja, próteses acima de 400ml. Detalhe, não são somente as cariocas que se renderam a uma frente turbinada. Estrangeiras européias e angolanas também se espelham na mulher brasileira na hora de implantar as próteses 

 

Estamos a um mês dias do carnaval. Ainda dá tempo de colocar silicone para brincar na folia?

-No caso de colocar próteses nesta segunda quinzena para brincar o carnaval  não há tempo hábil para uma recuperação plena, pois é necessário repouso de quinze dias para voltar às atividades normais e só depois de um mês retornar as atividades físicas. Entretanto as menos afoitas leia-se quem não vai desfilar e é mais contida na folia, podem ainda exibir um belo par de seios siliconados. Na verdade a paciente precisa de três meses para se recuperar plenamente e acabar com todos os inchaços, mas a partir de quinze dias poderá dirigir, trabalhar, ir a festas etc... Somente depois de um mês recomendo atividades físicas e sambar e desfilar na Avenida é uma delas 

Antigamente havia a moda dos seios pequenos. Hoje o manequim acima de 44 passou a ser uma unanimidade? A que se deve essa mudança?

- O seio 44 bonito hoje pode ser um sucesso, antigamente não era. A moda realmente mudou, como disse anteriormente, com a influência americana. O brasileiro, que passou tantos anos só pensando nas nádegas, hoje divide suas atenções. Peito bonito já tem seu lugar em nossa cultura e deixa a mulher muito sexy. 

As técnicas de cirurgia para implantação de silicone são hoje mais seguras?

- Sim. A qualidade das próteses esta cada vez melhor. Esse tipo de cirurgia tem um grande grau de satisfação para as pacientes, mas, é claro que para isso tem que ser feito uma indicação precisa do volume e do tipo de implante mamário. Tudo isso junto traz como consequência a melhoria dos resultados e aumento da procura. 

Os preços estão seguindo a alta do dólar? Quanto custa uma implantação de silicone no seio?

- Não. O preço é o mesmo. Mas para o estrangeiro, com a alta do dólar fica mais barato. O preço varia entre R$ 8 mil a R$ 10 mil. 

Algumas mulheres têm medo de amamentar com silicone no seio. Alguma contra-indicação? Há risco para a mãe ou o bebê?

- Nenhuma contra-indicação. A única coisa é que quando a mulher engravida com silicone terá o aumento normal da mama. A tendência à mudança é a mesma, com ou sem silicone. Já tive clientes que diminuíram um pouco o seio depois de amamentar, outras acharam que a mama caiu e trocaram a prótese por outra maior. Cada caso é um caso. 

Silicone também cai com o tempo? Requer manutenção?

– Sim, com o tempo a tendência é que a mama sofra uma leve queda, já que o peso da prótese contribui para isso. Por isso é que devemos evitar os volumes exagerados das próteses, pois quanto maior o peso mais rápido ocorrera a queda da mama. Esse tempo ira depender de alguns fatores, dentre eles a qualidade da pele das pacientes e o volume do implante. 

O que o senhor pensa das aberrações que foram vistas no decorrer do ano passado como a capixaba Sheyla de Almeida que implantou cinco litros e meio de silicone em cada peito e quer fazer parte do Guinnes Boock e a modelo Sabrina Boeing Boeing que resolveu trocar suas próteses já enormes por outras maiores?

- Devemos estabelecer limites para obtermos resultados estéticos.O resultado natural é sempre o mais procurado por nossas clientes,esses exageros são a minoria dos casos,e quando aparece para uma consulta,tento sempre convencer a paciente por uma escolha mais natural .          

A partir de que idade a mulher pode implantar silicone nos seios?

- Essa cirurgia deve ser feita em mulheres acima dos 18 anos,abaixo dessa idade somente em casos especiais onde observamos que as mamas não irão evoluir e isso está acarretando em uma diminuição da auto-estima.A avaliação pré- operatória é muito importante ,para podermos definir o tamanho e a forma da prótese a ser utilizada.A opinião das pacientes é muito importante mas estabelecemos limites para obtermos resultados satisfatórios 

A cirurgia plástica é capaz de operar milagres? Algum exemplo?

- Não somos deuses. A cirurgia plástica pode melhorar bastante uma pessoa, corrigir problemas, dar qualidade de vida melhor, mas milagres, só Deus. O Brasil é uma escola maravilhosa de cirurgia plástica, mas não conheço nenhum milagreiro. 

As mulheres gostosas, barrocas, desbancaram definitivamente as magras anoréxicas? Ou ainda há espaço para elas?

- Acredito em uma beleza individual. Cada mulher tem o seu biótipo e pode e deve ser bela com ele.. O importante é se sentirem seguras com seu corpo. Cabe ao cirurgião plástico conseguir entender, que cada paciente tem seu conjunto de beleza, para que não faça um perfil único de beleza para todas as suas pacientes. 

Qual o anseio mais freqüente das mulheres neste final de milênio?

O que mais pedem é o aspecto natural. Ninguém quer ter cara, corpo ou peito de plástica. Não querem um peito de silicone maravilhoso demais que dê para ver que é silicone. O perfil da clientela mudou. A maioria tem seu trabalho e é financeiramente independente. O que todas querem é o melhor resultado, mais duradouro e no menor tempo de recuperação possível.

 

É verdade que mulheres cada vez mais jovens estão procurando cirurgia plástica? Nesse caso, quais as operações mais requisitadas?

- Sim. Já que a mulher esta amadurecendo cada vez mais jovem, e só observamos a idade da primeira menstruação dessas jovens. Mas ainda devemos operar essas jovens (menor de 18) somente em casos especiais, quando observamos uma baixa auto estima. As cirurgias mais feitas nessa idade são a redução das mamas,correção de orelha de abano e prótese de mama ( nos casos em que a mama não ira evoluir mais) 

Fala-se muito em técnicas rejuvenescedoras como botox, laser e preenchimentos. Quais considera mais eficazes? Por quê?

- Os três procedimentos são eficazes quando bem indicado. Acredito que essa tríade é a grande responsável pelo retardo de uma cirurgia facial e também pela manutenção do resultado quando uma cirurgia facial já foi feito. Mas devemos saber que esses procedimentos não substituem uma cirurgia facial, em resultados, eles retardam ou complementam. 

E a lipoaspiração, continua com força total? Ou a procura diminuiu depois de episódios desastrosos em algumas clínicas da cidade?

- Continua com força total. É uma cirurgia maravilhosa, desde que bem indicada. Não é para emagrecer ninguém, não é dieta, mas sim uma retirada da gordura localizada. O melhor de tudo é que não deixa cicatrizes. é a cirurgia mais feita pelos cirurgiões plásticos.

 

Esses episódios são uma propaganda negativa para a cirurgia plástica, para evitar isso,as pacientes devem sempre procurar um especialista pela sociedade brasileira de cirurgia plástica e procurar informação de outras pacientes que já foram operadas por esse medico,e tiveram sucesso. 

Até pelo próprio Ivo Pitanguy, os cirurgiões plásticos brasileiros são uma categoria de renome internacional. A que atribui esse sucesso?

O ensino da cirurgia plástica no Brasil é de altíssimo nível.

A sociedade brasileira de cirurgia plástica faz um trabalho muito serio e intenso para que esse nível seja cada vez melhor. 

A procura de homens por cirurgias plásticas continua aumentando? Quem são os maiores interessados e por quais intervenções?

- Pelo menos 30% da minha clientela é de homens. O que eles mais fazem são as bolsas palpebrais e a lipoaspiração, principalmente naquele pneuzinho, que depois dos 30 não adianta malhar que não sai. Os maiores fregueses são os políticos e profissionais liberais, na faixa dos 40. Muitos se divorciam e fazem plásticas. E há vários casos de executivos, na faixa dos 60 anos, que se sentem jovens, produtivos e se acham envelhecidos para conseguir um trabalho. Nem são tão vaidosos, mas acreditam que com a plástica podem melhorar a posição no mercado.

 


SERVIÇO

 

Clínica de Ipanema – Dr. Cláudio Bicudo

Endereço: Rua Prudente de Moraes, 1458, Ipanema.

Telefone: (21) 2239-3349

www.clinicadeipanema.com.br

Crédito:Cris Padilha

Autor:Fernanda Con'Andra - Dmc21

Fonte:Universo da Mulher