Rio de Janeiro, 19 de Abril de 2024

Os cuidados que a gestante deve ter com a alimentação

Dr. Bactéria alerta as gestantes sobre os cuidados com alimentação


 
Quando falamos de doenças veiculadas por alimentos, quatro grupos devem ser levados em consideração, são os chamados grupos de risco:

- pessoas imunodeprimidas (pósoperatório, câncer, AIDS, etc)

- idosos acima de 60 anos

- crianças menores de cinco anos

- E mulheres grávidas.
 
“A manipulação dos alimentos destinados às mulheres grávidas deve ser efetuada com uma série de cuidados e recomendações. Qualquer enfermidade em uma gestante pode afetar sua criança ao nascer, cujo sistema imune é também imaturo para desenvolver uma resistência adequada”, ressalta o biomédico Roberto Martins Figueiredo, o famoso Dr. Bactéria.

Alertas para grávidas:

- NUNCA coma carne crua, como “bife tartar” (um prato de carne moida crua temperada), aves ou frutos do mar (especialmente ostras cruas e moluscos).
 
- NÃO COMA crua ou mal-passada ovos ou qualquer comida que os contenha como Caesar salada, musse, alguns pudin s, sorvete caseiro e maionese caseira.
 
- NÃO BEBA leite cru ou não pasteurizado, ou comidas feitas com leite cru.

- NÃO COMA queijos suaves como, Brie, Camembert, Queijo Branco Fresco, Ricota, iogurte caseiro.
 
- EVITE alimentos tipo “delicatessen” e reaqueça completamente carnes do almoço ecachorros quentes.
 
- Tenha certeza que o alimento está bem cozido com nenhuma área rosa em hambúrgueres, carne, aves ou frutos do mar. O peixe deve ser adequadamente cozido.

- Antes de comer recheios dentro de aves inteiras, esteja certo que a temperatura alçançou na cocção,  740C.


 
Cozinhe Completamente

“Use um termômetro para estar certo que os alimentos alcançaram 720C para eliminar alguma bactéria presente. Aves inteiras devem alcançar 820C;  peitos, 770C. Para carnes e aves, não devem apresentar nenhuma  cor e sucos rosas, a cor correta devia correr clara. Os ovos deviam ser bem cozidos, tanto a gema quanto a clar a e esta deve se apresentar branca”, explica dr. Bactéria.
 

Mais dicas

Manipulação de comida segura

- COMPRAS

Não compre vasilhas ou jarras de vidro com dentes, rachaduras ou tampas estufadas. Isto pode ser um sinal que o alimento contém microorganismos prejudiciais.
 
- ARMAZENAMENTO FRIO

Escolha os alimentos perecíveis como última compra antes da saída do supermercado. Vá diretamente para casa e refrigere ou congele o alimento imediatamente. Utilize um termômetro para estar certo que os equipamentos se encontram nas temperaturas corretas,  refrigerador  (40C) e congelador (-170C) mantenha os alimentos em temperatura segura.
 
- Estocar enlatados em local fresco, seco, para uso dentro de um ano.  Nunca estocar sobre o fogão, debaixo da pia ou em uma garagem  úmida ou porão.
 
- DESCONGELAMENTO

Não descongele alimentos na pia ou balcões. 

A bactéria multiplica depressa em temperatura ambiente.
 
- Descongele os alimentos na geladeira, em água fria ou no microondas somente pouco antes de cozinhar.

- PREPARAÇÃO de COMIDA

Mantenha as áreas do trabalho limpas.

Lave as mãos, utensílios e placas de corte com água morna, saponáceo antes e depois de preparar alientos ou manipular carnes ou aves cruas.
 
- As placas de corte, tanto de plástico como de madeira, devem ser sanitizadas com uma solução de 1 de colher de chá de alvejante a base de cloro por litro de água.

 

Segundo o biomédico Roberto, nunca devemos deixar alimentos a temperatura ambiente por mais de duas horas. “ Divida os alimentos em recipientes rasos para rápido resfriamento na geladeira.Refrigere prontamente.Para bufês, mantenham alimentos frios, frios, e alimentos quentes, quentes e tudo limpo. Boa gestação”, finalize dr. Bactéria.
 

 

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Andrea Feliconio

Fonte:Andrea Feliconio