Rio de Janeiro, 16 de Abril de 2024

Identidade, por favor

Identidade, por favor

Imagine a situação: na hora de colaborar nas tarefas de casa, você já é bem crescidinha.

Mas no dia daquela festa imperdível, quem disse que você pode ir?

Bem no clima do sucesso de Britney Spears, I’m Not a Girl, Not Yet a Woman (Não sou uma menina e ainda não sou uma mulher), as meninas sofrem com os problemas da idade difícil.

Ao mesmo tempo em que os pais cobram responsabilidade, também tratam as mocinhas como crianças.

Existe coisa mais irritante?

As amigas Mariana Soares, 15 anos, e Kamilla Cruz, 14, sabem bem o drama que é ser adolescente nessa fase. “Minha mãe acha que não tenho idade para sair à noite e quer que eu vá em matinês”, reclama Mariana.

Para viajar no Carnaval, ela ganhou uma ajuda estratégica. “Só fui porque a mãe de uma das minhas amigas ia. Minha mãe cobra responsabilidade e notas 100%, mas acho que posso e tenho idade para tudo isso, até sair sozinha”, avalia.

E quem disse que a opinião delas vale alguma coisa para os mais velhos?

“Sou a mais nova da minha família. Quando comento algum assunto ou falo o que acho de alguma coisa, nem prestam atenção. Descartam totalmente o que eu digo”, lamenta.

Na vida real e na ficção, os dilemas se confundem.

A MÚSICA.

Em I’m Not a Girl, Not Yet a Woman, Britney canta coisas como “não sou uma menina, não me diga em que acreditar”. Existem sites de meninas que se identificam com a música, como o http://www.notagirl.rg3.net, de Juliana Ferreira.

NAMORO.

Começo de namoro é problema na certa. “Antes , tinha um pouco mais de liberdade. Hoje, minha mãe reclama até se eu for ao shopping experimentar roupas e meu namorado for junto”, protesta Natália Lima, 14.

MANHAS.

Irmãos são aliados. “Meu irmão tem 18 anos e até pede para minha mãe deixar que eu saia”, conta Kamilla Cruz. Carolina Almeida, 13, confessa que já cansou de mentir a idade. “Como vou dizer para um menino que só tenho 13 anos?”, ri.

Crédito:Fatima Nazareth

Autor:Vera Regina Mattos

Fonte:Universo da Mulher