Rio de Janeiro, 24 de Abril de 2024

Filhos: dez conselhos preciosos - Por Padre Jonas Abib

Papais e mamães que acreditam na obra de Deus, com certeza querem educar seus filhos com zelo semelhante ao que Deus tem para com todos nós.
 
Aqui está a base dos princípios utilizados pelos padres salesianos dentro do Sistema Preventivo de São João Bosco, e que pode ser muito útil na formação das crianças.
 
 
VALORIZE seu filho - Só assim ele progride e amadurece, porque percebe que está sendo valorizado e sente-se amado.
ACREDITE em seu filho - Por mais “difícil” que ele se mostre, há bondade, há valores dentro dele. Manifeste seu interesse por essa descoberta, além dos sentimentos e pensamentos. Acredite em seu filho. Plantinha cultivada cresce e produz frutos.
AME E RESPEITE seu filho - Não basta amá-lo e se sacrificar por ele. Ele precisa saber-se amado. Você o ama não porque ele é bom, ou porque você quer que ele seja bom. Você o ama gratuitamente. Desinteressadamente. Isto é amor verdadeiro.
ELOGIE seu filho – Nada de bajular, ‘jogar confete’. Elogie com sinceridade, sempre que ele merecer. Para você, custa pouco. Para ele, vale muito. É impulso para ele se transformar e progredir.
 
PROCURE ENTENDER seu filho – Sempre que possível, troque de lugar com ele, a fim de compreender por que é que ele está se comportando de determinada maneira. Pode ser que ele esteja inseguro, confuso, perdido, desesperado, PRECISANDO DE VOCÊ. Esperando apenas que você estenda a mão e o socorra. E pode ser que não seja nada disso, tratando-se apenas de carência: ELE PRECISA DE VOCÊ.
 
ALEGRE-SE  com seu filho - Um sorriso sincero e amoroso abre a porta de qualquer coração. Especialmente de seu filho. “Entre na dele”. Procure gostar das coisas que ele gosta. Você vai ver como tudo fica mais fácil, mais gostoso, mais divertido.
 
APROXIME-SE de seu filho - Isso é fundamental. Aproveite a chance de prevenir para não ter que remediar. Participe da vida de seu filho. Conheça seus amigos. Procure saber aonde ele vai, com quem está. Favoreça ocasiões para que ele traga os amigos para sua casa. Participe da vida dele e dos amigos dele também.
 
SEJA COERENTE com seu filho - Seu filho tem um “faro” especial. Ele conhece muito bem a sua vida. Não adianta tentar esconder. Você não pode exigir, nem mesmo aconselhar, o que você não vive. Não funciona. Só piora as coisas. Lute pela coerência de vida. Isso funciona!
 
PREVENIR é melhor do que CASTIGAR seu filho - “A força pode corrigir o erro, mas nunca a pessoa errada”. Quem é feliz quer fazer o certo e não o errado. O castigo causa dor e revolta. Separam você de seu filho. Especialmente quando é aplicado na hora e do jeito errado. Pense sempre duas vezes antes de castigar seu filho.
 
REZE com seu filho - Veja: não é só rezar por ele. É ousar rezar COM ELE. De início pode parecer “careta”. Educação não pode dispensar a religião. Lembre-se: se você reza por ele e com ele, seu filho vai pensar bem antes de fazer qualquer coisa errada. E sua oração vai ser eficaz!
 
Dom Bosco colocava muito em prática a AMOREVOLEZZA. Palavra intraduzível do italiano, que une tudo no conceito de AMOR: bondade, carinho, presença, crença, valorização, respeito, elogio, compreenssão, participação da vida e dos problemas, prevenção como forma de não castigar... Sintetiza tudo.
 
De início, é comum não saber como e quando colocar tudo isso em prática. Pai e mãe são únicos. Cada um de seus filhos, também. É aconselhável ler e reler esses princípios. Assimilá-los todos e colocá-los em prática. Só a experiência vai revelar como e quando aplicá-los. Educação é coisa séria. Exige coragem e esforço.
 
 
 
*Pe. Jonas Abib é fundador da Canção Nova e autor do best-seller católico “Sim, sim! Não, não!”, que já ultrapassou a casa dos 400 mil exemplares vendidos.
 
 

Crédito:Heloísa Paiva

Autor:Padre Jonas Abib

Fonte:Ex-Libris Comunicação Integrada