Rio de Janeiro, 30 de Setembro de 2020

Anti-Aging Começa na Gestação: Prevenção na infância pode retardar o envelhecimento e garantir uma longevidade mais saudável

Prevenção na  infância pode retardar o envelhecimento e garantir uma longevidade mais saudável

 

 

Crianças e adolescentes conscientes,

Adultos e jovens  saudáveis amanhã.

 

 

 

Uma das principais preocupações dos pais é com o futuro do filho: qual é a escola ideal, em quais cursos será matriculado, poupar dinheiro para a faculdade... E o que dizer de uma conscientização do futuro em termos de saúde? Sim, é possível proporcionar um futuro tranqüilo também em relação ao amadurecimento das crianças.

 

Para o casal Dr. Kose Horibe, Dirigente da Clínica Skin Health, Cirurgião Plástico e especialista em gestão antienvelhecimento e Dra.Edith Kawano Horibe, Cirurgiã Plástica, PhD pela Faculdade de Medicina da USP,  Dirigente da Clínica Skin Health e especialista em gestão antienvelhecimento e estética médica, que há cerca de 10 anos realizam estudos para encontrar uma forma viável de apreciar a medicina em prol do antienvelhecimento com medidas preventivas eficazes, tudo depende das escolhas dos padrões/modelos comportamentais que a sociedade oferece. 

 

Se o indivíduo não tiver esclarecimento, pode vir a escolher o “caos” para o seu futuro. Para os médicos, as pessoas já estão começando a ter acesso e suporte, através de serviços que possam garantir conforto, autonomia, saúde, segurança e produtividade física, emocional e mental. “A prevenção é importante nos dias de hoje, para que o indivíduo possa retardar o processo de envelhecimento. Cada um de nós está sendo decifrado com o seu DNA. Cabe a cada um de nós, dentro das nossas limitações, buscar uma melhor qualidade de vida”, declarou o Dr. Kose Horibe.

 

Tanto que o cuidado vem antes do nascimento, durante a gestação. Não fumar, fazer uma dieta saudável, praticar exercícios leves, meditar, evitar o stress são alguns procedimentos que a futura mamãe deve praticar em nome da prevenção e saúde do bebê.

 

Medidas preventivas podem acontecer de forma natural, quando trabalhadas na base , na educação, por exemplo: a escola, entre outros enfoques, tem um papel ativo na educação alimentar, proporcionando cardápios saudáveis e disponibilizando para a criança o conhecimento das propriedades benéficas que uma dieta balanceada e saudável propiciam de imediato e em longo prazo em sua vida.

 

O panorama que retrata atualmente a longevidade saudável envolve questões estruturais e culturais, pois a sociedade em todas as instâncias precisa estar voltada para tratar e preservar a saúde e não a doença como hoje acontece. Portanto, a maior mudança deve ocorrer entre a classe médica, profissionais ligados à área da saúde, educadores  tanto das instituições públicas como das privadas, que podem mudar o foco e encontrar menos ônus e mais resultado positivo na saúde e bem-estar.

   

A prevenção anti-aging, isto é, prevenção antienvelhecimento, é uma “ciência multidisciplinar que visa cuidar do indivíduo integralmente, analisando todos os aspectos físicos e psíquicos e indicando hábitos que mantêm uma juventude interna e externa”, explica Dra. Edith Kawano Horibe. 

 

Prevenir e adotar hábitos saudáveis são a receita para retardar a idade biológica, resultando um amadurecimento permeado de vitalidade, equilíbrio e muita saúde.

Crédito:Cris Padilha

Autor:Grazia Nicosia

Fonte:Universo da Mulher