Rio de Janeiro, 29 de Março de 2024

Imperatividade infantil: Saiba como lidar com esse comportamento

 

Coordenadora do Colégio Itatiaia dá dicas aos pais sobre este tema


 

A personagem Bianca da novela Caras & Bocas se destaca em grande estilo aos olhos dos telespectadores por sua personalidade, determinação e opiniões que influenciam a todos. Seu desejo de voltar a ficar rica mostra com muito bom humor sua ambição, quando ela planeja diversas maneiras de ganhar dinheiro para atingir sua meta pessoal.

 

Evidente que Bianca apenas ilustra diversas crianças que se identificam com este comportamento imperativo, mas agir de forma tão independente, de forma a causar influência a todos os outros que o cercam e expressar suas opiniões sobre qualquer assunto é saudável?

 

A Coordenadora do Colégio Itatiaia, Cláudia Razuk, dá importantes dicas sobre o assunto: “Em primeiro lugar, os pais devem sentar e avaliar a rotina da casa e da criança e listar as situações em que ela poderá opinar e decidir. E deixar claro quando a decisão final será dos pais!”.

 

“Há uma necessidade de criar esse hábito desde cedo, sempre através de muitas conversas. No início, e dependendo da idade, a criança participa de decisões simples e corriqueiras e, com o passar do tempo e crescimento da confiança de que está se saindo bem em suas decisões diárias, vai se abrindo o leque, dando a ela ‘mais corda”, afirma Cláudia.

 

E quando o limite será necessário? “Quando a criança tentar tomar uma decisão errada, é hora de muita calma para tentar fazê-la perceber o erro. Neste momento, tentar lançar outras alternativas que se aproximem da sua ideia e objetivo inicial, funciona como uma forma de negociação”.

 

Filhos que crescem autônomos, seguros de si e cheios de vontades precisam superar algumas situações sozinhos, sempre observados e orientados pelos pais quando necessário. Mesmo que possuam uma personalidade dominante, podem aprender a usá-la a seu favor para desenvolver seu crescimento e conhecimento.

 

E para que isso seja possível, é essencial o alicerce familiar por trás de tudo. É ali que a criança aprende os valores, as regras, para que respeitem os adultos e sejam respeitados, cercados sempre de muito amor e cada vez mais preparados para o mundo que o espera.

 

COLÉGIO ITATIAIA

www.colegioitatiaia.com.br

 
 

Crédito:Cris Padilha

Autor:COLÉGIO ITATIAIA

Fonte:Lucky Assessoria