Rio de Janeiro, 23 de Maio de 2024

Hospital Santa Helena realiza primeira cirurgia guiada por neuronavegação do Grande ABC

HOSPITAL SANTA HELENA REALIZA PRIMEIRA CIRURGIA GUIADA POR NEURONAVEGAÇÃO DO GRANDE ABC

 Quinta-feira, dia 05/02, paciente com má formação no cérebro passou por cirurgia com o uso da tecnologia alemã, que atua como um GPS, diminuindo riscos, tempo do procedimento e recuperação.  


O Hospital Santa Helena, da Santa Helena Saúde, maior operadora de planos de saúde do ABC, realizou em (05/02) a primeira cirurgia guiada por neuronavegação do Grande ABC. O sistema, com tecnologia alemã, foi utilizado durante o tratamento de um paciente com má formação cerebral. Atuando como um GPS, o procedimento minimiza riscos, aumenta a precisão, reduz o tempo da cirurgia e recuperação do paciente.  

 “Esta iniciativa, mostra o quanto o Hospital Santa Helena está cada vez mais preocupado em oferecer atendimento de qualidade, implementando novas tecnologias e propiciando o aperfeiçoamento de sua equipe médica, que passou por uma série de treinamentos para realizar a primeira cirurgia de neuronavegação no Grande ABC”, afirma o diretor clínico do hospital, Dr. Marcelo Severino da Silva.

As imagens são armazenadas pelo computador e convertidas em imagem tridimensional. Desta forma, o equipamento orienta, em tempo real, o neurocirurgião na retirada de tumores sem que ocorram lesões em áreas profundas e nobres do cérebro. Usando a mesma tecnologia de sistemas que fazem aviões pousarem em pistas sem visibilidade, a neuronavegação permite resultados benéficos mesmo em regiões com características anatômicas bem distintas, como é o caso do cérebro e coluna.

Segundo o médico neurocirurgião do Hospital Santa Helena, Dr. Marcelo Perocco, uma cirurgia convencional pode durar 6 horas, com esta tecnologia leva, em média, apenas 3 horas. “Há uma significativa redução no tempo da cirurgia, uma vez, que o neuronavegador nos permite visualizar com exatidão a área onde será feita a incisão. Outro benefício deste procedimento é a recuperação mais rápida. Em alguns casos, após 72 horas o paciente já está em casa”, afirma Dr. Perocco, que realiza cirurgias com neuronavegador desde 2002.   

Para a cirurgia que ocorre nesta quinta-feira (05/02), no Hospital Santa Helena, integram a equipe médica Dr. Marcelo Perocco, Dr. Sérgio Tadeu, equipe de anestesistas e médicos da UTI.

 

Crédito:Cris Padilha

Autor:Samantha Oliveira

Fonte:Universo da Mulher