Rio de Janeiro, 27 de Abril de 2024

Os impactos das lideranças femininas no mercado

Mesmo com todos os desafios presentes no mercado e na sociedade, as mulheres têm alcançado um espaço cada vez maior, tendo os seus direitos reconhecidos dentro de um sistema de igualdade, algo que tem origem nas ações feitas pelas lideranças femininas.

São grupos cuja função foi e segue sendo essencial no decorrer da história, batalhando contra as normas vigentes para garantir com que os direitos femininos fossem reconhecidos, com destaque para o movimento sufragista e a conquista do acesso ao voto.

Mesmo com muitos objetivos sendo alcançados, ainda falta muito a ser conquistado na sociedade, principalmente quando falamos sobre o mercado de trabalho, no qual a posição do público feminino ainda é vista com um certo desdém, comparadas à parcela masculina.

Algo que pode ser visto desde o número de profissionais a ocuparem cargos maiores como os de gerência, no qual tal posição segue em sua maioria sendo preenchida por homens, mesmo com o trabalho feminino sendo visto agora em uma empresa de gestão de obras.

Isso porque a presença das mulheres em atividades diversas vem sendo ampliada, diante de um reconhecimento de que o seu gênero está longe de interferir em sua capacidade de trabalho, na verdade, para alguns cargos trata-se de uma visão a ser reconhecida.

Ainda mais se levarmos em conta a situação atual do mercado, no qual as empresas passam por um movimento de reformulação das suas atividades e métodos de gestão, buscando responder melhor às demandas que lhe são apresentadas pela sociedade.

O que inclui a percepção de empresas de pisos industriais sobre o impacto à natureza a ser causado pela sua produção, sendo adequado trabalhar agora com materiais que melhor reajam ao meio ambiente, já que o seu público pode definir suas compras baseado nisso.

Além dessa vertente, a questão social também é considerada em relação à decisão do público em recorrer ou não aos serviços de uma companhia, levando em conta sua dedicação a manter uma maior diversidade de profissionais dentro de suas empresas.

Questão que fala com o número de mulheres contratadas, além de outras ações voltadas a garantir o melhor destaque possível desse público no campo profissional, sendo esse um ponto a trabalhar também com a imagem a ser construída para essa companhia.

Conceito que pode ser melhor desenvolvido ao reconhecer o impacto que vem sendo causado pelas lideranças femininas no mercado, assim como a sua importância.

O peso das mulheres hoje no meio profissional

Por muito tempo cabia às mulheres exercerem apenas um papel subserviente na sociedade, respondendo apenas aos interesses de seus pais e maridos, com o casamento sendo o principal e único objetivo possível de ser trabalhado por tal público.

Se essa situação mudou foi por causa da luta travada pelos grupos feministas, que destacavam a importância acerca da inclusão das mulheres no ambiente de trabalho, além de muitos outros espaços que podem ser frequentados por esse público em particular.

Falando especificamente sobre a questão profissional, o valor das mulheres no mercado de trabalho passou a ser reconhecido durante o período entre guerras, no século XX, com a presença do grupo sendo necessária para manter uma empresa de mecânica industrial.

Isso além de muitas outras fábricas que passavam a contar agora com o trabalho feminino. Com o passar do tempo, o objetivo de incluir as mulheres nos mais diferentes campos foi ganhando força a ponto de hoje tal gênero poder ser visto em diversas áreas profissionais.

Apesar disso, quando se fala sobre o reconhecimento das mulheres dentro desses espaços, a situação ganha um novo rumo. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), apenas 20% do público é feminino no ramo da tecnologia.

Recorte esse que aponta para as dificuldades que as mulheres ainda passam em relação ao campo profissional, pois além de serem identificadas por suas capacidades, ainda existe um acúmulo comum de funções, diante da obrigação social de tomar conta da família.

E isso mesmo em um cenário no qual uma empresa de instalação de alarme de incêndio pode ter seus resultados ampliados ao garantirem um ambiente mais igualitário em suas dependências diante do melhor nível de estudo das mulheres.

Ao menos é o que aponta hoje o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), por mais que isso não se conclua com uma maior presença do público feminino no campo empresarial, com destaque para os cargos de gestão.

Cenário esse que aponta para a importância ainda muito relevante da luta a ser mantida pelas lideranças femininas no mercado, de forma a garantir uma melhor percepção sobre esse público e ao mesmo tempo ser possível até mesmo otimizar o mercado como um todo.

Tudo faz com que as empresas tenham que modificar o seu estilo de administração para assim reconhecer a importância de atuar ao lado das mulheres, atuando para desenvolver uma liderança feminina até mesmo dentro dos seus negócios.

Como estimular essa liderança em seu projeto?

Da mesma forma em que uma companhia precisa contar com os serviços de uma consultoria técnica ambiental para garantir com que suas funções não causem impactos à natureza, a execução de ações que garantam um espaço mais diversos são necessárias.

O que inclui a adoção e estímulo de uma maior liderança feminina dentro de suas atividades empresariais, algo que pode ser desenvolvido a partir de ações específicas, como:

Plano de carreira

É comum ao profissional moderno buscar por uma carreira de qualidade, que permita a esse indivíduo se dedicar à sua função em uma empresa, diante dos benefícios que poderão ser acessados tanto no presente como em seu futuro em relação a seu emprego.

Uma questão que merece uma atenção mais específica em relação ao público feminino, sendo necessário garantir todo tipo de apoio para que as mulheres possam se dedicar à sua carreira, o que inclui benefícios como o afastamento durante estágios da gravidez.

Um planejamento a ser visto a longo prazo para garantir a presença de tal público empenhado em suas atividades ao receber o seu devido reconhecimento.

Oferta de capacitação

Além da seleção de profissionais femininas para as vagas de uma empresa, é importante oferecer o melhor tipo de capacitação e treinamento para essa audiência, reconhecendo não só o valor atual, mas também o potencial que as mulheres podem alcançar no trabalho.

E isso pode contar com a inclusão de um ponto eletrônico para funcionários a ser batido após o término do seu dia de trabalho e em relação ao seu comparecimento a cursos e palestras que podem ser úteis para melhor preparar tais profissionais.

O mesmo tipo de preparo que pode ser trabalhado por todos os funcionários de uma companhia, sendo alertados sobre a importância de tratar com o devido respeito e reconhecimento com as colegas mulheres que atuam ao lado do público masculino.

Melhorias no ambiente corporativo

Conforme já iniciado no tópico anterior, a adoção de uma liderança feminina inclui também o desenvolvimento de um espaço que seja respeitoso a esse público, indo contra muitas práticas negativas que eram comuns no meio empresarial, como são os casos de assédio.

Baseado nisso, é importante para um negócio hoje trabalhar com a criação de um setor responsável por acompanhar e garantir o melhor estado possível de um ambiente corporativo, para assim tornar uma empresa em um local também acolhedor às mulheres.

Quebra de estereótipos

Da mesma forma em que um negócio pode recorrer a um serviço de antecipação para empresas com o objetivo de arrecadar capital para otimizar seus negócios, quando se trata sobre a adoção de lideranças femininas no mercado, também é preciso tal preparação.

A começar pela quebra dos estereótipos que podem ser praticados em relação ao público feminino, como a ideia de que se trata de um gênero mais frágil, quando na verdade tal perfil tem a mesma performance que pode ser alcançada pelos homens.

Algo que pode ser dito em relação aos mais diversos tipos de campos profissionais para que tanto um serviço de aluguel tendas para eventos SP, uma loja de maquiagem e perfumes, assim como uma fábrica possam alcançar bons resultados em sua gestão.

Tudo isso ao dar o devido valor às profissionais femininas, atuando para garantir o desenvolvimento de uma liderança de mulheres dentro dos seus negócios, o que permite para tal empresa contar também com uma visão mais ampla, envolvendo:

  • Consciência ambiental;

  • Comunicação eficaz;

  • Maior capacidade afetiva;

  • Melhor preparação técnica.

Pontos diversos que podem ser melhor desenvolvidos a partir do momento em que uma companhia passa a estimular as lideranças femininas dentro do seu mercado, fazendo o máximo para reconhecer e ter acesso aos impactos positivos desse tipo de pensamento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Jennifer Khauffman

Fonte:Guia de Investimento