Todos sabem que as estações do ano sempre influenciam na escolha de tons de roupas, cabelos, maquiagens e acessórios.
Com o lugar onde moramos não é diferente.
Com a chegada do outono a nossa casa também pode estar mais aconchegante.
Especialistas em arquitetura e decoração dizem que chegou a hora de repaginar os ambientes, tirando aquela sensação de verão tropical.
Como?
“Trocando a roupa” da casa.
É hora de abusar das mantas, capas de almofadas, acessórios e cores quentes nas paredes.
Segundo a arquiteta Elaine Ramos, da Arquitetura e Designer, no Downtown, para trazer a casa mais para o clima do outono, basta uma simples redecorada.
Ela conta que a dica é reproduzir nos objetos e tecidos as cores que a estação sugere.
“Se o seu sofá for branco ou de qualquer outra cor clara, uma maneira de aquecer o ambiente é jogar sobre ele uma manta de cor chocolate, por exemplo.
Uma parede mais escura também é uma boa opção para quem quer dar um tom mais “quente” à casa.
Vale lembrar que a escolha de cores está associada à luminosidade do ambiente.” diz a arquiteta que é especialista em projetos residenciais.
Regina Cesário, decoradora da RL Designer de Interiores, que também fica no Downtown, esclarece que é preciso tomar muito cuidado com os tons terrosos, como berinjela e marrons.
“Quem optar por dar uma cara nova à casa e redecorá-la de acordo com a estação precisa saber que a luz é muito importante. Se usar cores fortes ou escuras terá que projetar mais luz no ambiente” diz.
Uma dica importante para quem não quer ter muito trabalho, como por exemplo, e mudar a cor de sua parede, mesmo que seja apenas a da sala, a sugestão é usar muitas velas e alterar a iluminação.
Para atender essa demanda, a Kaza Presentes, que também fica no Downtown, acabou de aumentar seu estoque de velas.
A vendedora Cláudia dos Santos garante que com a chegada do outono a procura aumenta muito.
“Estamos com uma enorme variedade de cores e tamanhos e os clientes já começaram a comprar”. Elaine Ramos acredita que uma mudança na iluminação “esquenta” o clima: “É hora de usar mais luz no abajur e menos no teto”. Ela sugere que as pessoas “brinquem” com a própria residência, jogando com mantas e almofadas escuras, inclusive sobre as camas.
Que voltem a usar os tapetes que ficaram guardados no verão, podendo, inclusive, mudar os móveis de lugar.
Seda, algodão e linho, acompanhados de muito bordado, são os tecidos da vez para fazer revestimentos, cortinas, capas etc...
“Muitas vezes um cliente não tem condições de trocar seus móveis e a solução é revesti-los novamente com um tecido bem bonito, mandar encerar os que são de madeira, jogar com objetos e acessórios, investir na compra de um abajur bem bacana e pronto! Sua sala está de cara nova, muito aconchegante e com gastos baixíssimos”.
Crédito:Érica Avelar
Autor:Érica Avelar
Fonte:DMC21