Rio de Janeiro, 24 de Maio de 2024

Verdade ou mito?

Café verde ajuda no emagrecimento ou é mito?

A cada ano surge uma dieta ou um alimento milagroso que promete emagrecer, e a escolha da vez é o café verde. É isso mesmo, não é o chá verde que já é um velho conhecido nas dietas, agora temos uma nova estrela: o café verde.

Afinal, todos desejam emagrecer, não é mesmo? Ainda mais se tiver algum alimento milagroso que ajuda nesse processo, mas é importante ficar atento para não cair em mitos de substâncias sem efeito.

De antemão é necessário saber que o café verde passou por estudos que indicam sua eficácia no que diz respeito ao emagrecimento e dietas saudáveis. Eles concluíram que os grãos do café não torrados ajudam no processo de emagrecimento.

Por isso, para entender melhor sobre o assunto, e antes de fazer a locação máquina de café para começar a sua nova dieta, conheça todos os seus benefícios, se possuem algum malefício e tudo que você precisa saber sobre o assunto.

O que é café verde?

O café verde é o grão que não passou pelo processo de torra, que é a etapa onde ele ganha o aroma e o sabor que estamos acostumados a degustar. Por não passar por esse processo, o extrato do fruto natural pode não ser tão saboroso para alguns paladares.

Mas não se preocupe com isso, pois ele é consumido através de cápsulas e encontrado facilmente, não precisa ser uma empresa de licenciamento ambiental ou algo do tipo. Esse produto é vendido em lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação.

Em seus componentes, o café verde possui uma dose maior de cafeína do que as encontradas nos cafés convencionais, além de uma alta concentração de ácido clorogênico, um elemento que acaba se perdendo no processo de torrefação.

É justamente o  que é o responsável pelo emagrecimento, por isso o café é consumido antes do processo de torra. Então você pode oferecer esse tipo de café na copa da sua empresa de demarcação de terreno para os seus funcionários.

Um estudo realizado em 2013 pela Universidade de Scranton, nos Estados Unidos, mostrou que, ao ingerir três cápsulas de 400mg diariamente, 30 minutos antes de cada refeição, reduz em até 10% o peso corporal em um período de dois meses.

Ou seja, em teoria uma pessoa que pesa 60 quilos poderia perder até 6 quilos em dois meses devido ao consumo do extrato de café.

Isso mesmo não fazendo exercícios todos os dias, com uma rotina simples podendo apenas contratar uma empresa de ginástica laboral, por exemplo, sem precisar de muitos esforços.

Café verde emagrece mesmo?

Segundo os estudos, o café verde tem propriedades que ajudam a emagrecer, mas será que isso realmente pode ser sustentado?

De acordo com uma revisão de diversos estudos realizados em humanos, foi concluído que o extrato do café verde pode ajudar a perder peso, pois ajuda na absorção de gordura, porém os efeitos no emagrecimento foram pequenos.

E esses estudos realizados foram a curto prazo, o que não sustenta tanto assim a sua eficácia, ou seja, foi comprovado que ele ajuda no emagrecimento, porém é necessário que se tenha mais estudos sobre para investigar seus efeitos a longo prazo.

Sendo assim, não é seguro o suficiente para afirmar que ele a longo prazo emagrece de fato, mas isso não tira os seus benefícios que o café verde tem para a saúde.

Benefícios do café verde

O café verde, além de promover a oxidação de gorduras corporais e facilitar a sua alimentação, ajuda na disposição do corpo devido ao alto teor de cafeína, sendo assim ele inibe as adenosinas substâncias responsáveis por estimular o sono.

Ou seja, o café verde age como uma empresa de limpeza profissional, varrendo seu sono e te deixando com muito mais disposição para viver sua rotina.

Além disso, ele possui uma grande quantidade de antioxidantes, que limpam as células e ajudam o nosso organismo a funcionar melhor. E café verde contém:

  • Ácido glutâmico;

  • Ácido aspártico;

  • Leucina;

  • Proteínas.

Fora isso o café verde possui duas vezes mais ácido clorogênico, que diminui a absorção de glicose do intestino, o que causa a diminuição da enzima responsável pela liberação dos açúcares do fígado para a corrente sanguínea, devido a isso ele pode combater a diabetes.

Entretanto, o uso da cápsula é contraindicado para pessoas que sofrem de:

  • Hipertensão;

  • Tendência ao nervosismo;

  • Hipertireoidismo;

  • Gastrite crônica;

  • Úlceras gastroduodenais;

  • Problemas hepáticos;

  • Problemas reumáticos.

Afinal o café costuma fazer mal para pessoas com alguns problemas estomacais, não é porque ele é uma cápsula que faz menos mal que o café que bebemos.

Além disso, os pacientes que sofrem com doenças neurológicas, como a depressão e ansiedade, devem realizar o acompanhamento com os profissionais, como o psicólogo e psiquiatra, se desejarem consumir as cápsulas de café verde.

Por conta do alto teor de cafeína, não é recomendado que se consuma o café verde antes do jantar ou no período da noite, pois ele pode atrapalhar o sono.

É sempre importante lembrar que cada organismo reage de uma forma, não é como se você fosse usar um carpete para escritório e ele pudesse ser colocado em qualquer lugar sem precisar de nenhuma alteração.

Estamos falando do corpo humano e cada pessoa possui suas peculiaridades, portanto é recomendado que se procure um médico antes de consumir qualquer substância, mesmo as naturais.

Efeitos colaterais do café verde

Como nem tudo são flores, conheça os efeitos colaterais que podem surgir caso você consuma as cápsulas de café verde. Como dito logo acima, cada corpo reage de uma forma, então pode ser que algumas pessoas não sintam nenhum desses efeitos.

São eles:

  • Irritação estomacal;

  • Aumento da frequência cardíaca;

  • Dificuldade para dormir;

  • Vontade de urinar frequentemente;

  • Inquietação;

  • Ansiedade.

Esses efeitos foram observados em algumas pessoas que consumiram as cápsulas de café verde. Apesar de ser um medicamento natural, ele contém efeitos adversos como qualquer outra substância encontrada pelas farmácias ou lojas de medicamentos naturais.

Como mostrado, os benefícios são vários, porém eles são acompanhados por alguns efeitos colaterais, então cabe a você saber se essa substância vale a pena na sua rotina e principalmente no que diz respeito a sua saúde.

Se você deseja emagrecer, é importante saber que não é uma cápsula que vai fazer isso por você. Ela pode sim te ajudar nesse período, mas como qualquer outra substância não é uma fórmula mágica.

Por isso adote uma dieta equilibrada, evite alimentos processados, refrigerantes, livre-se dos refinados e toda gordura que faz mal para o corpo, consuma mais verduras, alimentos frescos e ricos em fibras, além de frutas das próprias mudas frutíferas que você plantou.

Busque fazer exercícios físicos e manter seu corpo ativo, assim você proporciona uma vida mais saudável e aliado ao café verde ou outra substância irá conseguir alcançar o corpo que deseja. Entenda que a cápsula pode ajudar, mas ela sozinha não faz milagre.

Como preparar um chá de café verde?

Além da cápsula, o café verde pode ser encontrado em formato de chá, assim você pode preparar a bebida e consumir durante o dia.

Para preparar seu chá você vai precisar de 200 ml de água e 15 grãos de café. Coloque a água para ferver em uma chaleira ou bule e, logo após levantar fervura, adicione os grãos de café. Deixe no fogo por uns 3 minutos, desligue e coe o seu chá.

É importante que você consuma a bebida enquanto ela ainda está quente. Vale ressaltar que a quantidade indicada de consumo da bebida é de 100 a 200mg por dia, não podendo ultrapassá-la.

Considerações finais

Em resumo, podemos destacar que o café verde possui estudos que mostram sua eficácia no emagrecimento e em outros benefícios do corpo, mas como dito, os estudos foram poucos para conseguir classificar o grão como agente do emagrecimento a longo prazo.

Em um exemplo prático, para uma empresa funcionar de forma certificada e reconhecida, ela precisa de um laudo técnico de condições ambientais do trabalho, caso não tenha ela até pode funcionar, mas não é segura, e com o café verde é a mesma coisa.

Afinal os estudos foram poucos, sendo assim esse tipo de café pode realmente funcionar e tornar mais fácil o processo de emagrecimento, mas não sabemos se isso funcionará por muito tempo.

No geral, pode consumir o produto, levando em consideração seus efeitos colaterais, tudo isso aliado a uma boa alimentação e com a consulta do seu médico, sem ultrapassar o consumo indicado.

Podendo ser consumido tanto em cápsula como no chá que foi apresentado, mas como qualquer coisa relacionada à saúde é importante entender seus benefícios e malefícios para o corpo, para assim conseguir tomar a decisão certa referente ao seu consumo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

 

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Jennifer Khauffman

Fonte:Guia de Investimento