Rio de Janeiro, 20 de Janeiro de 2021

Ser vegetariano é saudável?

Ser vegetariano e ter uma dieta que exclui todos os tipos de carne e seus derivados requer alguns cuidados, alerta a Dra. Samantha Christie Enande, médica nutróloga da Clínica Valéria Marcondes.

Ela conta que para substituir as proteínas provenientes das carnes é necessário ingerir alimentos que complementem a alimentação, como as proteínas vegetais: feijão, grão-de-bico, soja e lentilha.

Estes grãos contêm um alto índice de aminoácidos, nutrientes extremamente necessários para a sobrevivência.

“Por isso a soja é muito utilizada na dieta vegetal como fonte de vitaminas e minerais, além de ser um aliado no combate ao câncer e as doenças do coração, amenizam os sintomas da menopausa e osteoporose”, explica Dra. Samantha.

Os produtos a base de carne de soja - que hoje encontramos no mercado como hambúrguer e nuggets - são boas opções, mas vale lembrar que não são tão completos como aqueles elaborados com carnes vermelhas ou brancas.

“A falta da carne bovina no organismo pode ocasionar uma anemia. Caso isso ocorra, será necessária uma suplementação alimentar a base de ferro”, completa.

Samantha aconselha uma alimentação equilibrada e colorida, fracionada de cinco a seis refeições ao dia. 

“Não sou contra a dieta dos adeptos dos vegetais. Respeito as opções de cada um, mas recomendo acompanhamento de um profissional para exames de rotina e atenção aos sinais e sintomas de déficit de algum alimento”, conclui.

 


Crédito:Cris Padilha

Autor:Mayra Barreto

Fonte:Universo da Mulher